sábado, 21 de maio de 2011

Menina bonita do laço de fita: retratos e os encantos da diferença

Ana Maria Machado e Claudius conseguem bem relacionar discurso e imagem, articular conceito de beleza, consciência negra e respeito às diferenças, em “A menina bonita do laço de fita”. E os alunos e as alunas do quinto ano se animam no projeto da Sala de Leitura de nossa escola, a conversar e a representar significados.
Nos desenhos do alunado. As emoções texturizadas. Os toques expressivos. Expressão fauve. Estilos próprios. Grandezas afetivas. Conduta de mira. Sem linha de base. Inclusão de novos objetos. Traços leves e ligeiros. Traço interativo. Signos e enigmas. Discurso interativo. Discurso narrativo. Bom enquadramento. A menina caiu na tinta. Sei não. É café. É jabuticaba. É feijoada. Não, é a arte de uma avó preta!

Alunos e alunas reescreveram o texto e fizeram a releitura das imagens, até mesmo aqueles que mais sentiam dificuldades de lidar com a palavra escrita, reconstruíram sequência, reorganizaram discursos, balões vazios, balões transbordantes, ensaios de perspectivas, linguagem não-verbal cheia de bossa, pitadas de humor, problemas com soluções inteligentes, diálogos de referência, necessidade de auto-afirmação. Mas, o que mais se percebeu foi paixão pela menina bonita do laço de fita. Desejavam ser a menina.

A aluna Elizabeth, de 6 anos, que estuda no 1º. ano, achegou-se à professora para lhe perguntar: “Professora, queria conhecer a menina bonita do laço de fita. Acha que ela ia gostar de mim, mesmo sendo loirinha? Queria saber se ela gostava da sua infância”. Será que Ana Maria Machado poderia responder a ela? Talvez a professora, seus coleguinhas, sua família ou mesmo Você querid@ leitor@.

Veja, nos slides abaixo, as amostras dessas representações da linda menina de Ana Maria e Claudius:


E as crianças não serão mais as mesmas... Ana Maria brota na alma, a expressão de um novo olhar. Assim sentimos nas representações e escritas dos alunos que montaram quadrinhos com sequências lógicas e bem-humoradas, sentimentos que encantam... Fonte dos recortes que compõem os slides a ilustrar possibilidades outras. Crédito da professora que soube cativar os alunos e desconstruir conceitos.


Podemos conhecer alguns planos dessas e outras ilustrações, naturalmente preferidos/focados pel@s alun@s. Planos representam e mostram processos criativos: um tempo de leitura, possibilidade criadora expressiva ou grau emocional diferente. Questões técnicas a incorporar nas mediações pedagógicas, após tempo das fluências e dialogias.


a) Plano geral (PG): mostra paisagem, uma área maior, a figura fica diminuta.
Lucas, 11 anos (PG)
b) Plano de conjunto (PC): ambiente registrado, as figuras se mostram de corpo inteiro.
Leise, 11 anos (PC - outra turma, outro contexto, somente para efeito de compreensão)
c) Plano inteiro (PI): figuras inteiras e pouca referência ao ambiente, concentra-se no movimento das figuras.
Palmila, 12 anos (PI)
d) Plano americano (PA): figuras cortadas pelos joelhos, personagens ocupam totalmente o centro da atenção do leitor.
Marlenson, 12 anos (PA)
e) Plano médio (PM): figuras mais próximas, da cintura para cima. Aprecia-se mais o rosto e o que refletem.
João, 11 anos (PM)
f) Plano médio aproximado (PMA): figura cortada pelo peito.
Ciane, 11 anos (PMA)
g) Primeiro plano (PP): enquadra o rosto, aprecia-se mais a expressão facial das personagens, muitas vezes fica sem balão pelo tempo breve.
Rodrigo, 11 anos (outro contexto, outra turma - somente para efeito de ilustração)
Darley, 13 anos (PI, PMA, PP - dois tipos de balão - um pouco confuso requer mediação)
h) Primeiríssimo plano (PPP): mostra somente uma parte do rosto, como, por exemplo, os olhos numa expressão de angústia, espanto, surpresa, alegria...
(Ilustrador Suppa, do livro "Nico", detalhe da boca - em outro tempo do Projeto Sala de Leitura para o mesmo fim)
i) Plano de detalhe (PD): usado somente em casos especiais e de acordo com o desenrolar da história: um pé chutando algo, uma mão acenando, uma gota caindo, uma carta sobre a mesa...
Victor, 12 anos (PG e PD - detalhe da árvore,  sem balão)
Quer conhecer a história ou relê-la? Ou quem sabe assistir a esta animação? É uma boa alternativa a complementar didáticas.

5 comentários:

  1. Parabéns pela excelente atividade! Adorei! Precisamos de profissionais criativos e capacitados para melhorar nossa educação.
    Sônia = Pedagoga (IESPA)

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  2. Que belo trabalho.
    Parabéns!
    A EDUCAÇÃO precisa de profissionais cada vez mais criativos e capacitados.
    Sônia (PEDAGOGA=IESPA)

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  3. Olá, Soninha!

    Agradeço o carinho, estamos trabalhando para que os alunos sejam os protagonistas das aprendizagens nas trocas que se efetivam.

    Algo que vem nos dando satisfação é alunos das séries adiantadas contando histórias para os mais novos. Muito interessante é ver os olhinhos dos menores atentos aos dos maiores. Duas alunas se vestiram de Emília e de coelhinho da Páscoa e foram conversar sobre Monteiro Lobato...

    O legal é que estudaram para isso. Muito bom!

    Vamos conversando por aí na net.
    Um abraço!

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  4. Olá Rocio,

    Muito boa a ideia de fazer a releitura da obra e das ilustrações, os alunos extrapolam o simples ato da leitura, tornam-se co-autores da história.

    Seu blog está muito bom, vale a pena a visita, e esta tem que ser sem pressa...

    Um abraço,

    Marcelo Carvalho

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  5. Olá Marcelo,

    Boa visita, grata presença, carinhosos dizeres. O Aprendências se encanta muito com os saberes das crianças, e olha que é de todas as idades! E principalmente com as possibilidades múltiplas de aprender com elas.

    Gosto muito do estilo do "Mídias na Educação", sou sua seguidora assídua.

    Outro Abraço!

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