PROJETO AMA |
AMA: é o ensino e a aprendizagem para a convivência harmoniosa com o meio ambiente. O projeto busca relacionar o amor à vida através das
relações dos estudantes com a natureza, o cotidiano e o conhecimento. O cotidiano do aluno está ali sempre presente porque discutir as questões que permeiam o dia a dia de crianças e jovens é essencial para a educação.
A partir de todas as fases do plantio, a começar pelo pensar e planejar, pela concepção do germinar e o potencial da semente e tratamento exigido, assim o alunado acerca-se de novos cuidados e respeito ao Outro e vai desconstruindo hábitos, nessa tomada de consciência percebe as importantes relações interdependentes implicadas em cada ato humano.
A partir de todas as fases do plantio, a começar pelo pensar e planejar, pela concepção do germinar e o potencial da semente e tratamento exigido, assim o alunado acerca-se de novos cuidados e respeito ao Outro e vai desconstruindo hábitos, nessa tomada de consciência percebe as importantes relações interdependentes implicadas em cada ato humano.
Educar requer paciência porque a história de vida das
pessoas é diferente, tolerância porque aprendemos que só
os peixes mortos não conseguem nadar contra a correnteza, e “navegar é preciso"[1].
Assim admiro demais o trabalho pedagógico dos educadores que
FAZEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ACONTECER na nossa escola - das crianças menores aos jovens que frequentam o Curso Médio Integrado - Técnico em Meio Ambiente.
Releitura do AMA |
Alfabetização Ecológica é o nosso desafio neste século da
informação e do conhecimento para tornar o mundo mais sustentável! Precisamos
juntos aprender a “saber viver” de forma mais sustentável, com mais amorosidade
nesta sociedade líquida, onde tudo que é sólido se desmancha no ar...
Revista Nova Escola |
Os nossos parabéns aos educadores e educadoras que atuam na alfabetização e valorizam o meio na aprendizagem escolar dos estudantes porque sabem ir além do código e permear de sentido a produção do conhecimento. Vocês sabem fazer a diferença neste contexto político e pedagógico. É a leitura de mundo na leitura da palavra.
[1]
“Navigare necesse; vivere non est necesse”
– latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 a. C., dita aos marinheiros,
amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, In Vida de Pompeu.
Os nossos parabéns aos educadores e educadoras que atuam na alfabetização e valorizam o meio na aprendizagem escolar dos estudantes porque sabem ir além do código e permear de sentido a produção do conhecimento. Vocês sabem fazer a diferença neste contexto político e pedagógico. É a leitura de mundo na leitura da palavra.
Que lindo, amiga! Sua escola é linda! E são as gentes que a faz ser! Parabéns!
ResponderExcluirOh! Isabele!
ResponderExcluirEste é o sentimento que nos une em prol da alfabetização ecológica, porque somos interdependentes, precisamos de pessoas com este espírito educador. A vida tem sido um grande aprendizado para muitos de nós e juntos podemos fazer muito mais gente felizes e a começar pela comunidade que a escola atende.
O que será de nós professores se daqui para frente só quisermos trabalhar a instrução e não a educação? Os alunos chegam em sala de aula e já sabem o conteúdo que será passado pelo professor. Qual será a nossa diferença?
Pessoas lindas como Você sabem ser generosas - educadoras, trabalhar a cidadania com amorosidade é possível, não é mesmo? Isto é competência solidária!