terça-feira, 8 de março de 2011

Desenhos e atitudes: relações aprendentes na escola


Alunos ajudam professores a identificar local onde ocorrem constantemente as agressões na escola.

Quando socializava parte da pesquisa com mais de cem professores da escola fiz algumas observações sobre dicas de bullying representadas pelo alunado, principalmente, em seus desenhos.

Destaco a ocorrência de um mesmo ponto indicado por alguns alunos da amostra localizada em uma das unidades pedagógicas da escola e que fica em outra ilha de Belém. O enfoque do "paredão" me chamou muito a atenção. Este é um dos motivos que devemos aprender a ler desenhos de crianças ou jovens, com cuidado e muita habilidade na discussão. Eles retratam a sua realidade de forma mais aberta que no discurso escrito. E por lá nos dão pistas de sua cotidianidade.

Depois do alerta, o grupo de professores da UP se reuniu com a coordenação para pensar na melhor estratégia de recolocar a questão bullying e tratar o problema e não somente com as turmas envolvidas na amostra. Identificaram o local. Um pouco escondido dos olhares adultos.

A pesquisa vai ganhando seus ares pedagógicos com a competência docente e sua habilidade de lidar com a situação. Isso faz bem a todos! Fico feliz e espero que os alunos consigam ser mais felizes ainda e melhorar o seu desempenho escolar na vida que também nos atravessa e envolve.

O trabalho pedagógico tem muito chão a se desenvolver neste ano.

Observe, logo abaixo, algumas dessas representações dos alunos que mexeram com aquela unidade pedagógica. É o paredão!
Luiz, 9 anos
Bruno, 9 anos
Ivan, 13 anos
Ivanildo, 13 anos
Nosso planejamento envolve o feedback para todos os 762 alunos em suas novas turmas neste ano. A pesquisa aconteceu de outubro a dezembro de 2010. Estamos mapeando onde eles estão em 2011. Muitos deles agrupados juntos a novos alunos. Melhor ainda. Tudo ganha novo sentido quando a palavra é recolocada partindo das percepções dos próprios alunos, assim poderemos melhor conduzir o trabalho com os diferentes grupos de coordenação, professores, funcionários e com as famílias dos alunos em reuniões específicas.

Todo esse movimento pedagógico é muito importante para o contexto da escola e o desenvolvimento de seu currículo. Dentre os planos está a criação de um projeto que envolve a questão cultural e em suas múltiplas linguagens.

- Você assistiu ao pianista/maestro João Carlos Martins que regeu o público presente no carnaval de São Paulo?

O pianista virou maestro por conta do problema sério que teve com suas mãos. O maestro levou a música clássica também para crianças carentes. Belo projeto. Ali junto ao povo brincante na arquibancada e nos camarotes as vozes são ressignificadas. A beleza envolve a todos. Sempre. A emoção transborda. A realidade pode ser modificada pela fruição. Acredito na força da cultura para trazer mais cor e vida à escola e vontade de aprender.

 "A Música Venceu", samba-enredo da Vai-Vai no Carnaval 2011
"Feliz da vida lá vem o Bexiga
Exemplo de comunidade
A música venceu
O dom é luz que vem de Deus
Da emoção Vai-Vai resplandeceu
Dos céus, em um cortejo divinal
Os deuses da inspiração
Lançam talento a um mortal
Um ser abençoado, que hoje brilha neste carnaval
As sinfonias de Bach regeram seu destino
Orgulho brasileiro
Jovem pianista genial
Em preto e branco, sucesso internacional
Na sua fé, resistiu
E a dor da adversidade, suplantou
Com muita garra e amor
E assim, na sua força de superação
Buscou a verdadeira vocação
Um novo incidente o quis derrubar
Mas com maestria se pos a lutar
Por seu ideal
Luz da Ribalta que jamais se apagará
E ao som de bravos e aplausos
A Saracura agora vem cantar"

Um comentário:

  1. obrigada,pela visita
    Hoje, vim te oferecer o selo - vivo p/amar e ser benção
    fique bem,fique na paz
    san

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