terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cartas para Deus e sua relação com o Bullying: releitura das crianças da escola


“Cartas para Deus” é um filme que conta a história real de uma criança, com câncer, por lá em seu tempo (1996-2005), capaz de pensar mais nas pessoas que ama do que em si mesma.

Há pessoas hoje bastante apressadas que brigam com o tempo, sempre tão cheias de afazeres e atribulações, poucas delas param para Ver quem está ao seu lado, mas, há quem desperta as sombras dessa “caverna” ou redescobre as muitas possibilidades existentes de ser feliz também.

A nossa escola se preocupa com a tomada de consciência da criança, do jovem - nossos estudantes - porque juntos aprendemos a conviver com as diferenças, a desmistificar saberes, a ressignificar a violência, a facilitar a paz e a aprender a bem viver.

A educação sustentável é um permanente processo onde pessoas, grupos ou comunidades tomam consciência do outro e a partir do meio que vivem, por ali adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências que os tornam aptos a pensar, reinventar e agir individual e coletivamente em busca da resolução de problemas presentes e futuros nas dimensões psicológicas, sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas.

O processo do aprender não está preso a nenhum limite de idade, assim como o processo de ensino-aprendizagem não deve conter qualquer marca de preconceito ou discriminação. Um dos motivos que o fenômeno bullying cresce - e se infiltra - no meio escolar é por conta da insistência de um grupo perseguir e intimidar colegas por suas diferenças, não valorizadas. Os valentões preferem quem apresenta baixa auto-estima, mostra-se fragilizado emocionalmente ou em franca desigualdade de poder, para ser a vítima preferida, o aluno-alvo desses ataques.

Esse filme serviu a nossos objetivos pelo sentido de coragem, superação, solidariedade no aspecto de convívio mais humano e por revisar o conceito de bullying através de personagens escolares e suas histórias familiares, que em novo tempo modificam seu jeito de ser com a forma da vítima responder, ou não responder aos constantes ataques. A amiga da criança-alvo não foi simplesmente espectadora, mas, exigiu respeito e procurou mostrar toda inadequação de conduta.

O melhor de tudo é a maturidade da "vítima" que não demosntrou baixa auto-estima e, ao contrário, ensinou o significado do perdão. O valentão dessa história aprendeu a lidar com seus sentimentos e a (re)descobrir palavras divinas e preciosas que acercam o Amor, que aproxima pessoas tão singulares e plurais. Ele também recebeu uma Carta de Deus, via protagonista dessa trama.

As crianças de nossa escola, estudantes de uma turma de quarto ano e também de quatro turmas de quinto ano, fazem suas releituras destacando as importantes passagens do filme...

Cartas de Tyler a Deus...
Laiane da C21301 e Cintia da C22303







Sarah da C22302 e Jonatan da C22304
Cuidados da Mãe
Eduarda da C22303










O susto da avó injetando remédio...
José Jacó da C22303 3 Ana Carolina da C21301
Ciúmes de Ben em relação à mãe e ao irmão Tyler
Adriely da C22301
Telhado de casa - um lugar de muitas inspirações...
Ronilson da C22303 (boa textura do aluno)
Braddy, o carteiro, e Galo, o cachorro...
Allan da C22301 e Rodrigo da C22303
Tyler vomita no pé de Braddy: outro desafio do novo carteiro...
Rodrigo da C22303
Braddy e Tyler jogando bola: aprendizagens mútuas
Willian da C22303
Sobrancelhas postiças: aquele 'tchan' em Tyler...
Alan da C22301 e Flávio da C22303
Tyler é "guerreiro de Deus"...
Carlos da C22303
Samanta dando um lição em Alex, a seu modo, no refeitório da escola...
Adryan da C22301
Perdão de Tyler a Alex, seu amigo da escola...
Pâmela da C22301
A bela amizade de Samanta e Tyler...
Ydara da C22302
Braddy, o carteiro, vai à igreja aconselhar-se sobre o que fazer com as Cartas de Tyler a Deus...
Felipe da C22301
Tyler recebe Alta da Quimioterapia...
Clara da C22301 e Lucas da C22304
Tyler e o gostoso desafio de ser "O Goleiro" do time da escola...
Pablo e Erielton da C22304 e Anderson da C22301
Tyler e o leito do hospital...
Marlon da C21301 e Rodrigo da C22303
Momento da passagem...
Biatriz da C21301 e Igor da C22304
O nenê da vizinha nasceu...
Andrei da C22301
Inauguração da Caixa de Correio de Tyler...
Wenderson da C22303 e Geovane da C22302
Este filme sensibilizou muito as crianças de nossa escola que refletiram sobre as atitudes de Alex ou de crianças como ele, mas, principalmente pelo perdão de Tyler que fez todos repensaram as atitudes de colegas e nessa carona ver-se um pouquinho mais...

Assim meninos e meninas escreveram cartas para outro colega, animados com a referência de Tyler a Alex ao abordar o perdão. Os estudantes motivados também escreveram Cartas para Deus a falar sobre dificuldades na família, na escola, nos brinquedos, nos lanches, enfim, sobre sentimentos e cotidianidade.

Caminhamos pelo processo de tomada de consciência a buscar, sobretudo, modificar as atitudes das crianças frente às travessias, redes, nós, laços, surpresas, percalços, alegrias, ou seja, nas reinvenções do cotidiano. As mediações dessa atividade pedagógica foram realizadas pelo Professor Elias Gomes, pela Professora Cíntia de Artes e contam com a colaboração de professoras referências das turmas.

Um comentário:

  1. Olá amigo, seu blog foi selecionado para ser um Blogueiro responsável. Selecionamos os blogs mais influentes dentro de cada área, e estamos convidado os mesmos para participar da campanha de Marketing Digital da Casa Ronald McDonald RJ. Caso você queira participar, pedimos que envie um email para midiassociais@casaronald.org.br para que possamos explicar melhor como funcionaria!
    Será um prazer ter seu blog como parceiro da Casa Ronald McDonald. Abrace a casa. Esperamos seu contato.
    Abraços

    ResponderExcluir