sábado, 9 de maio de 2009

Formação Continuada: ações demasiado humanas

Check out this SlideShare Presentation:
"Se você pudesse voltar ao tempo, o que mudaria?", esse foi o convite feito a professores(as) e técnicos(as) da escola para facilitar a construção de memorial sobre o próprio processo de letramento. Segundo Lacan (1969), “um ser que pode escrever a sua marca, isso basta para que ele possa se reinscrever noutra parte além dali onde a gravou. Convite a ver o mundo com os olhos de Criança em busca da sua Palavra-Mundo. Foram embalados por: Brahms’ Lullaby (Canção de Ninar de Brahms) e Clareana, de Joyce.

4 comentários:

  1. Nossa, voltar no tempo...
    Acredito que voltar no tempo é o que não só eu, mas todos gostariam de ter esta oportunidade...
    Ir lá atrás e modificar o que hoje fiz de errado...
    Ir mais atrás ainda e transformar ações de outras pessoas sobre as pessoas. Como seria o mundo hoje se tivéssemos a oportunidade de ir no passado e orientar os professores daquele tempo sobre a formação dos alunos, sobre o quanto o futuro será diferente se os professores ensinarem os alunos a pensar... Nossa... o mundo seria outro...
    Será que existiria, ainda, o que existe agora?
    O planeta seria outro se pudéssemos voltar e transformar o que vivemos. Muitos erros seriam corrigidos, muitas oportunidades seriam dadas e aproveitadas.
    Eis algo que o futuro talvez no reserve...

    ResponderExcluir
  2. Rocio, muito obrigada pelo comentário deixado no texto do Matheus;acho que ele ainda não viu, mas assim que vir , virá retribuir a visita. Um abraço, Andréa Motta

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rocio!
    Adorei as relações que vc fez com Caeiro. O livro de Montagu eu não conheço, mas a analogia com Saramago foi brilhante. Indico-lhe também o Memorial do convento, do próprio Saramago. Você vai se deliciar com a relação homem-mulher, em qua há o toque verdadeiro do amor (casal plebeu) e o (anti-)toque da convenção aristocrática (rei e rainha), em que a rainha nada mais é do que um vaso - escolhido como se escolhe uma vaca holandesa - onde o rei depositará sua semente para gerar o herdeiro do trono.
    Boas leituras sempre!
    Um beijinho e parabéns pelo lindo blog!

    ResponderExcluir
  4. Tati!
    Vou até o Shopping ver se tem por lá o "Memorial do Convento", fiquei com vontade de ler. Ensaio sobre cegueira li em dezembro de 1995, adorei!
    Parei um pouco de postar, pois, estava investindo em "literagindo-paraoara" o Blog da Literatura Escolar do Curso de Pedagogia, mas, vou voltar logo, é um corre-corre nessa vida de professor e coordenação. Que bom que você veio! Agradeço imensamente a visita.

    ResponderExcluir