sábado, 8 de janeiro de 2011

Blog em férias: imaginação, matéria e poética no ciclo da vida

Blogar faz bem. Hobby novo. Momentos livres abertos. Extravasa escrever. Relaxa ler. Aprende-se na interação. Tendência ao vício. Ler vicia. Escrever também. Alguns são viciados em internet, em bate-papos, em orkutar, em twittar, em blogar... Isso é doentio? Quem sabe exista o lugar dos blogólatras – twittólogos – orkutólogos – worholics - worklovers – em grupos anônimos de ajuda mútua, aprendentes...

Vício é algo impulsivo ou esforço repetitivo... Controlável? Somos dependentes? É o bem ou o mal contemporâneo? Freud explica em “o mal na civilização”. Podemos viver sem luz ou internet? Pausa e repensar. Evolução cultural da renúncia em uma série de aspectos da subjetividade gera a maioria dos sofrimentos que procuramos nos defender - talvez medo de não sermos moralmente aceitos. Efetiva-se o “superego cultural”. Necessidade de se pertencer a um grupo. Sublimamos desejos. Transgredimos. Reencontramos a razão. Loucuras fazem sorrir.

Há necessidades de estarmos com o outro sem perdermos nossas identidades. Identificamo-nos e valorizamos nossas diferenças. Sem grilos, cobras ou lagartos. Adotamos e fazemos estilos. Reeditamos. Novos sentidos propagam.

O bem faz mal. Talvez. O meu vício é ler. Busco o equilíbrio na alegria de viver. De aprender com as crianças. Também com os jovens e os adultos na escola. Pesquiso. Sofro. Busco. Compartilho. Sem exageros compulsivos. Amar faz bem.
E muito!

Material de pesquisa e a fada bailarina
Ultimamente estive e ainda bailo nos dizeres dos alunos sobre o fenômeno bullying, o “mal-estar da civilização” e o bem-estar emocional desse alunado na educação básica, na escola pública... Assim meio-inteiros mergulhados ou atravessados na cotidianidade ribeirinha e cercados de ares cosmopolitas da Capital dizem, expressam, silenciam, reproduzem, reinventam. Cartografias simbólicas. Vínculos históricos e novas alfabetizações. Interfaces do espetáculo urbano. Bem e mal. Resistências e efeitos perversos. Bloqueamentos. Interligações. Resiliências e interdependências. Tranversalidade. Vida.

Tudo borbulha. Espiral concêntrica. Excêntrica. Dinâmica. Ciência. Cultura. Saberes. Orientação. Autonomia e Criatividade. Construção do conhecimento. Cooperação. Qualidade de vida. Ufa! Viva!

Leituras, estatísticas, vídeos e a fada bailarina
Tudo começa com eles e retorna a eles. O discurso e o protagonismo do alunado fazem a diferença nesse movimento pedagógico. Necessário. Importante. O discurso alcança qual parcela desse alunado? É preciso interagir com todos. Cuidados. Saberes. Novas exigências. Saber ouvir.
Fazer em conjunto.

Alunado saturado de discurso moral. Sabem o que dizer e a quem. Invertem. Ocultam. Reservam. Escancaram. Aditam. Multiplicam. Subtraem-se. Dividem. Compartilham.

Cabe aí o parodoxo de Baudelaire: “quanto mais a matéria é, em aparência, positiva e sólida, mas sutil e laborioso é o trabalho da imaginação”. Bem ver. Bem sonhar. Bom entrelaçar. Enlaces. É a ética da vida.

Protagonismos Ensinantes e Aprendentes. Parcerias entre projetos pedagógicos. Iminências. Acontecimentos.



Pausa. Tempo de refazer-se. Retorno escolar em breve.
Blog em pausa. Até!

6 comentários:

  1. Oi, Maria 0/

    Fiquei com vontade de ler esse livro sobre bullying. Sabe que sou viciado em leitura também.
    E os apontamentos onde repousam os livros e o filme? Quantos números! rs

    Quanto à pausa na blogagem, seu descanso é merecido. Espero que volte renovada e com muitas coisas novas para compartilhar conosco.
    Espero, também, que seja excelente o seu retorno à escola.

    Até breve =)

    ResponderExcluir
  2. Ei, MAX!!

    Debruço-me nos números, aprontando a análise, conjugando leituras, valorizando discursos desse alunado, procuro auscultar saberes, sentimentos, o que lhes afeta... Faltam poucas turmas, são mais de mil alunos participando e professores colaboradores. Questionários e dinâmicas.

    Ufa! Há momentos de cansaço que se superam com palavras tocantes deles. Retorno. Luzes reanimam.

    Muito obrigada pelo apoio de sempre. Descanso como a bailarina exposta. Ah! Meu fisioterapeuta disse que a flexibilidade nas abertura que possuo nas pernas acusam o bailar antigo... rsrs

    Flutuo nos números e enxergo o sorriso reaparecendo nos rostos dos alunos. Aí sim tenho sossego. Inspiração. Por isso desejo voltar para conversar com os alunos participantes, ouvir mais, ressignificar.

    Nesse ínterim, continuo lendo.
    Posso demorar, mais volto nessa plenitude aspirada...

    Até Max!

    ResponderExcluir
  3. Amiga. Também gosto imensamente de ler. Todos os dias, nem que sejam apenas duas páginas. Ler me renova. Obrigada pela visita ao Arca. Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria José!
    Teu blog é um refrigério cotidiano, escreve bem, sensibilidade que nos faz sentir melhor ainda, gratificante visita.
    O post sobre os pássaros foi o anterior que bem combina com o teu de hoje...
    Abraços Afetuosos!

    ResponderExcluir
  5. Rocio, como sempre uma visita ao Aprendências e a leitura de uas postagens é um renovado e constante aprender. É encontrar bom conteúdo, pertinente e bem escrito. Esse teu estilo curto, ágil, dinâmico e direto de escrever esses textos cai bem em contos. Não me adimiraria se os tivesse por ai, numa gaveta. Mas se não escreveste contos ainda, por que a demora? o que esperas?
    Abraços paraônicos

    ResponderExcluir
  6. Olá Franz!

    Que delícia tê-lo por aqui a animar-me nestes dias tão difíceis aos brasileiros do Rio... Tragédia que nos tira o fôlego!

    Colegas como você, também já incentivaram a escrever, por enquanto fico por aqui a discursar sobre a práxis pedagógica, mais adiante é possível.

    Muito obrigada pelos carinhos de sempre!

    ResponderExcluir