quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PROJETO AMA: uma homenagem ao dia mundial da ALFABETIZAÇÃO


PROJETO AMA

AMA: é o ensino e a aprendizagem para a convivência harmoniosa com o meio ambiente. O projeto busca relacionar o amor à vida através das relações dos estudantes com a natureza, o cotidiano e o conhecimento. O cotidiano do aluno está ali sempre presente porque discutir as questões que permeiam o dia a dia de crianças e jovens é essencial para a educação.


A partir de todas as fases do plantio, a começar pelo pensar e planejar, pela concepção do germinar e o potencial da semente e tratamento exigido, assim o alunado acerca-se de novos cuidados e respeito ao Outro e vai desconstruindo hábitos, nessa tomada de consciência percebe as importantes relações interdependentes implicadas em cada ato humano.

Educar requer paciência porque a história de vida das pessoas é diferente, tolerância porque aprendemos que só os peixes mortos não conseguem nadar contra a correnteza, e “navegar é preciso"[1].

Assim admiro demais o trabalho pedagógico dos educadores que FAZEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ACONTECER na nossa escola - das crianças menores aos jovens que frequentam o Curso Médio Integrado - Técnico em Meio Ambiente.

Releitura do AMA
Alfabetização Ecológica é o nosso desafio neste século da informação e do conhecimento para tornar o mundo mais sustentável! Precisamos juntos aprender a “saber viver” de forma mais sustentável, com mais amorosidade nesta sociedade líquida, onde tudo que é sólido se desmancha no ar...

Revista Nova Escola
Parabéns professores Elias Gomes (pedagogo) e Célio Costa (engenheiro agrônomo). Vocês nos mostram que alfabetizar não é só uma questão de gênero e assim ultrapassam preconceitos. No Brasil, há mais alfabetizadoras do que alfabetizadores, a mulher predomina no campo da educação infantil e das séries iniciais, inclusive no quadro mundial, somente 1,5% ou 16,5% dos homens trabalha nessa modalidade de ensino. Nós mulheres não temos preconceito e esta homenagem é uma prova desse nosso sentimento universal!




Os nossos parabéns aos educadores e educadoras que atuam na alfabetização e valorizam o meio na aprendizagem escolar dos estudantes porque sabem ir além do código e permear de sentido a produção do conhecimento. Vocês sabem fazer a diferença neste contexto político e pedagógico. É a leitura de mundo na leitura da palavra.

[1] Navigare necesse; vivere non est necesse” – latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 a. C., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, In Vida de Pompeu.

2 comentários:

  1. Que lindo, amiga! Sua escola é linda! E são as gentes que a faz ser! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oh! Isabele!

    Este é o sentimento que nos une em prol da alfabetização ecológica, porque somos interdependentes, precisamos de pessoas com este espírito educador. A vida tem sido um grande aprendizado para muitos de nós e juntos podemos fazer muito mais gente felizes e a começar pela comunidade que a escola atende.

    O que será de nós professores se daqui para frente só quisermos trabalhar a instrução e não a educação? Os alunos chegam em sala de aula e já sabem o conteúdo que será passado pelo professor. Qual será a nossa diferença?

    Pessoas lindas como Você sabem ser generosas - educadoras, trabalhar a cidadania com amorosidade é possível, não é mesmo? Isto é competência solidária!

    ResponderExcluir