
Essa definição conceitual da prática dos jogos foi intensificada e animada ainda mais a partir da pesquisa e orientação educacional sobre o fenômeno bullying na opinião do alunado, iniciada em outubro de 2010. Das UP participaram turmas do CII concluinte, do CIII e CIV, ou seja, do 5o. ao 9o. ano do Ensino Fundamental.
Eis a questão a (des)construir na escola: jogar contra o outro ou com o outro. Atitudes e condutas de companheirismo e de cooperação (sentimento de equipe) ou valorização do individualismo e antagonismo - ganhar ou perder (escolha dos melhores)? Qual modelo predomina no contexto atual? Modelo econômico ou modelo educacional?
Optou-se por reduzir a agressividade focada em muitas das representações do alunado dessas localidades durante a pesquisa, o grupo docente discutiu sobre as possibilidades mais concretas de interação e de aprendizagem em comum, inclusiva e diferenciada. O lúdico é excelente estratégia de aprendizado e ajuda a refletir sobre indisciplina, violência, estruturação social, educação ambiental, valores e bem viver.

Fiquei muito feliz com a prática pedagógica da professora Fernanda Pedrosa, que recentemente ganhou o prêmio de EDUCADORA DO ANO, através da Fundação Victor Civita. A práxis retrata bem, salvo singularidades ribeirinhas e interdisciplinares, o espírito de nosso ELEC (Encontro Lúdico Esportivo e Cultural) proposto pelas Unidades Pedagógicas para brincar e aprender com o outro.
A proposta das UP partiu dos professores de Educação Física e envolveu todos os educadores locais, incluindo os funcionários da escola, numa importante e bela ação interdisciplinar.
![]() |
Desafios Matemáticos, Jogos Interativos, Percepção Ambiental, Horta do Conhecimento, Curta Criança, Minutos Poéticos... |