terça-feira, 18 de outubro de 2011

Jogos Competitivos ou Cooperativos: uma visão diferenciada de superação

As cinco Unidades Pedagógicas (UP) de nossa escola, situadas nas Ilhas de Cotijuba, Jutuba e Paquetá, repensaram muito a proposta de calendário que inclui e estrutura os jogos internos no programa de cada período letivo, agenda bastante comum na maioria das escolas.


Essa definição conceitual da prática dos jogos foi intensificada e animada ainda mais a partir da pesquisa e orientação educacional sobre o fenômeno bullying na opinião do alunado, iniciada em outubro de 2010. Das UP participaram turmas do CII concluinte, do CIII e CIV, ou seja, do 5o. ao 9o. ano do Ensino Fundamental.


Eis a questão a (des)construir na escola: jogar contra o outro ou com o outro. Atitudes e condutas de companheirismo e de cooperação (sentimento de equipe) ou valorização do individualismo e antagonismo - ganhar ou perder (escolha dos melhores)? Qual modelo predomina no contexto atual? Modelo econômico ou modelo educacional?


Optou-se por reduzir a agressividade focada em muitas das representações do alunado dessas localidades durante a pesquisa, o grupo docente discutiu sobre as possibilidades mais concretas de interação e de aprendizagem em comum, inclusiva e diferenciada. O lúdico é excelente estratégia de aprendizado e ajuda a refletir sobre indisciplina, violência, estruturação social, educação ambiental, valores e bem viver.


A realização desse trabalho pedagógico comum motiva o processo de tomada de consciência através de estratégias metacognitivas no alicerce das aprendências (conhecimento de si e da auto-regulação mediada e cuidadosa e durante co-oper-ações). Assim, a prática cooperativa dá lugar ao encontro, ajuda a eliminar o medo, a ressignificar o erro, porque favorece a superação de desafios conjuntos e o compartilhar de sucesso e alegrias culturais. O sujeito concorre, mas é consigo mesmo e por isso aprende a ultrapassar os próprios limites com a ajuda do outro. Este é o sentimento que dá chance a todos de vivenciar o respeito e a solidariedade.


Fiquei muito feliz com a prática pedagógica da professora Fernanda Pedrosa, que recentemente ganhou o prêmio de EDUCADORA DO ANO, através da Fundação Victor Civita. A práxis retrata bem, salvo singularidades ribeirinhas e interdisciplinares, o espírito de nosso ELEC (Encontro Lúdico Esportivo e Cultural) proposto pelas Unidades Pedagógicas para brincar e aprender com o outro.

A proposta das UP partiu dos professores de Educação Física e envolveu todos os educadores locais, incluindo os funcionários da escola, numa importante e bela ação interdisciplinar.
Desafios Matemáticos, Jogos Interativos, Percepção Ambiental,
Horta do Conhecimento, Curta Criança, Minutos Poéticos...
No próximo post desse tema, novas imagens e representações produzidas durante o movimento pedagógico de estudantes e educadores.

7 comentários:

  1. Estou muito feliz com a nossa escola pelos novos caminhos que vem sendo traçados, parabens!
    Abraço para vc Rocio e todas as minhas colegas da educação física!

    ResponderExcluir
  2. Amada Teka,

    O teu trabalho através da Pedagogia de Projetos é a ação que se encaixava no Projeto da Escola, sonhava em vê-lo por lá entre colegas e estudantes. As turmas dos menores aprovou a ideia do "Correndo e Lendo" desde 2009. Depois o grupo de alunos e alunas que participaram do "Laboratório Expressivo das Artes do Movimento", e do "Floresta em Mim".

    O ELEC sobressai nesse contexto pela boa proposta articulada entre docentes de forma a envolver toda a comunidade escolar.

    E a felicidade dos estudantes foi muito destacada por eles, é o que me deixa feliz. E não ver alguns alunos chorando pelo canto porque perderam ou porque não nasceram dotados para competir e ganhar.

    A escola cria oportunidades para que um aprenda com o outro. E isso é que nos importa. O esporte de alto rendimento é coisa de "escolinha x e y" que prepara atletas para competir.

    Aos poucos vamos acertando o caminho das aprendências.

    Abraço Afetuoso!

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS a todos os professores que idealizaram e executaram esse trabalho, é indiscutível sua importância na vida dos alunos.
    OBRIGADA professora Rocio por compartilhar conosco tantas coisas interessantes.
    Profª Sônia Araújo

    ResponderExcluir
  4. Olá Soninha!

    Que bom que gosta do trabalho que se desenvolve em nossa escola, pois a ação educativa vem de um conjunto que busca harmonizar saberes e lidar com suas diferenças em prol das aprendizagens da comunidade escolar.

    O Cirque du Soleil é boa inspiração de movimento e conjunto harmonioso. O conceito de Circo Social foi a maravilhosa referência da Educadora do Ano Fernanda Pedrosa, prêmio Victor Civita, a professora mineira soube valorizar o contínuo fluxo social do fazer... Do nosso lado, é importante repensar a escola a partir da pesquisa sobre o bullying, as unidades escolares de nossa escola assim propuseram os jogos cooperativos em quatro edições neste ano, com foco no lazer e nas alegrias culturais, eliminando, ano a ano, o caráter competitivo dos jogos internos.

    Estamos sempre aprendendo no movimento das aprendizagens...

    Um Grande Abraço o/

    ResponderExcluir
  5. À você, que é seguidor (a) do Toque, ofereço com carinho
    mimos que marcam a alegria destes 5 anos .
    Na paz de Jesus
    san

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Por solicitação do autor de um dos comentários estarei excluindo um deles, segundo o mesmo por não ser mais o administrador do site de sua entrada neste post. Mas, suas colocações aqui foram pertinentes, por isso deixo o teor sem identificá-lo: "venho agradecer pelas visitas em nosso site, pelo carinho e pelos comentários em nosso mural. Assim como você, estamos caminhando na construção de um futuro melhor p/ nossos jovens, e na conscientização de valores fundamentais da sociedade. Também tenho visitado seu site, e gosto muito do conteúdo. Se mais pessoas estiverem comprometidas com esse trabalho, menos dificultoso será o futuro de nossos cidadãos. Abçs"
    De toda forma, muito agradecida!

    ResponderExcluir