quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AMA: leituras e saberes da vida amazônica

Agentes e Monitores Ambientais - AMA - é o nome do projeto pedagógico que reúne desejo, vontade, observação, muita leitura e prática sobre frutíferas e plantas úteis a partir do bosque e outros recantos de nossa escola, cuja área mede 12 hectares, praticado por professores e estudantes engajados no projeto.


Lei sábia criada pela tribo dos Índios Iroquois
lá do lado de lá - na América do Norte.
O livro "Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica", editado por Patrícia Shanley, Murilo Serra e Gabriel Medina, tem sido a referência de estudos do grupo envolvido na práxis pedagógica. A própria pesquisadora Patrícia Shanley visitou nossa escola e doou exemplares desse livro ao projeto. E que Você pode ter acesso ao livro só clicando aqui.


Atualmente, o projeto conta com a colaboração da pesquisadora Rose (Colorado, EUA). As imagens abaixo fazem parte de uma das etapas do estudo de crianças e jovens envolvidos sobre "reconhecimento das espécies e leitura do nome popular e científico das plantas frutíferas". Os estudantes que participam do projeto como monitores desenvolvem atividades no contraturno de seus estudos regulares.


Porém, "a meta não é o mero domínio de matérias específicas, mas estabelecer ligações entre a cabeça, a mão, o coração e a capacidade de reconhecer diferentes sistemas - aquilo que Gregory Bateson certa vez chamou de 'o padrão que interliga'" (ORR, David W. Prólogo. In: Stone, Michael K.; Barlow, Zenobia. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Ed. Cultrix, 2006. p. 11).


Leitura e Reconhecimento de algumas das frutas de nossa escola...
Jaca
Cajá
Leituras...


Mediação Pedagógica
Pesquisadora Rose e Professor Elias
Produção dos Estudantes
Releituras das espécies: ciência x saberes x criatividade
Aprendências no Livro...


11 comentários:

  1. Rayane - sala beija-florter. dez. 06, 09:41:00 AM BRT

    Eu sou Rayane e vou falar um pouco do que eu aprendi no projeto ama: eu aprendi muita coisa como a cantar, a cuidar das plantas e principalmente a respeitar os outros e cuidar da natureza porque ela é muito importante para nós. Ela dá muitos frutos, muitas folhas, muitas flores,muitas sombras e muitos mais e apesar de que eu já sabia eu aprendi mais nesse projeto. beijos e um grande abraço e um tchau muito querido.

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi a plantar e também aprendi a cuidar da natureza porque eu sou ums dos protetores ambientais. Nós também precisamos da natureza para a gente respirar, é por isso que precisamos da natureza.
    Luis Claudio da Silva Piedade turma beija- flor. Eu tenho 10 Anos. DATA= 06 / 12 / 2011

    ResponderExcluir
  3. Eu aprendi que cuidar das plantas é muito legal, ajudar a natureza é um dever de todos nós; e também não jogar lixo na rua nós precisamos da natureza para nós respirarmos; cuide da natureza isso é um dever de todos nós. Um grande beijo e tchau tchau.
    Aluna Daiana Sodré - sala beija-flor /projeto Ama.

    ResponderExcluir
  4. Vinicius eu a predi que não pote suja as trilha
    e predi plata e colhe

    ResponderExcluir
  5. Eu sou do projeto agente monitores ambientais. Eu gosto muito do projeto ama. Eu aprendi no projeto o nomes das árvores, alguns nomes das árvores do bosquinho e das trilhas. O professor Elias ensinou um monte de coisas. Lá no canteiro a gente plantou e recolhemos a planta, e levamos para o bosquinho e plantamos,depois fomos ver e ela não tava mais lá. Os meninos brincando mataram as plantas e elas morreram.
    Aluna Edvany Carla
    turma matinta perera turno tarde data=06/12/2011

    ResponderExcluir
  6. Olá Rayane, Luiz Claudio, Daiana, Vinícius e Edvany!

    Que maravilha a participação de Vocês aqui no Blog, enriquece mais as linhas do conhecimento praticado na escola e que Vocês são muito importantes no processo das aprendizagens.

    A função dos Monitores é muito bela, Edvany, é semelhante a do beija-flor que com o seu bico colhe água para apagar o incêndio da floresta, se cada um mais se juntar a este trabalho logo teremos um bosque mais belo ainda, onde todas as crianças podem brincar e admirar todo o ecossistema daí. Persista na ação e insista com os colegas. Que tal ir de sala em sala, o Professor Elias é também um beija-flor!

    Abraços Afetuosos a todos Vocês!
    Aprecio demais o trabalho desta equipe.

    ResponderExcluir
  7. Olá eu sou a Maria Eduarda aluna do projeto AMA,e gostaria de falar um pouquinho sobre ele,primeiramente eu não estou a muito tempo entrei recentemente mas só o pouco tempo que estou aprendi muita coisa,a primeira é saber cuidar bastante do meio ambiente. O projeto AMA começou a me ajudar em muitas coisas preservar a natureza como cuidar dos animais ajudar e assim preservar a própria vida como também me ensinou a saber cuidar das plantas ,vegetais ,animais e etc... Quando comecei no projeto AMA sempre fui muito interessada em saber da natureza e o meio ambiente e desde então fui aprendendo cada vez mais .No projeto AMA eu já presenciei muitas coisas com város tipos de animais ,quando tem algum machucado nós vamos lá e ajudamos ,e assim defendemos a natureza de seus riscos.
    Maria Eduarda COBRA GRANDE

    ResponderExcluir
  8. Olá sou Amanda Eduarda e faço o setimo ano aqui na escola bosque, sou da sala Cobra Grande, e a poucos meses faço parte do projeto ama (agentes monitores ambientais) e nesse meio tempo ja pude ver o quanto o projeto e importante para a escola ajudando a reflorestar as áreas desmatadas (muitas vezes por nós mesmos alunos)tambem ajudando a restaurar carteiras danificadas, a recolher copos, colheres e pratos das trilhas plantando novas mudas para o viveiro aprender nomes cientificos de plantas frutiferas e não frutiferas como reaproveitar objetos como pets, eo principal que é respeitar a natureza e acima de tudo o ser humano.

    ResponderExcluir
  9. EU SOU ALUNA DO PROJETO AMA,LA EU APRENDO VARIAS COISAS COMO O NOME DAS ÁRVORES, APRENDEMOS TAMBÉM A PLANTAR PLANTAS, NÓS APRENDEMOS TAMBÉM OS NOMES CIENTIFICO DELAS, É MUITO LEGAL PORQUE NÓS APRENDEMOS A PRESERVAR O MEIO ANBIENTE E ENSINAMOS AS PESSOAS PARA CUIDAR DO AMBIENTE EM QUE VIVEM TAMBÉM O PROJETO AMA NOS ENSINA VARIAS COISAS. ENSINA AS PESSOAS A APRENDEREM A VIVER COM AS DIFERENÇAS E NAO REJEITAR AS PESSOAS SO PORQUE SAO DIFERENTES UMA DAS OUTRAS.
    EDMARA CARVALHO - SALA COBRA GRANDE

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é nathalia sou do projeto ama a dois anos e nesse tempo que eu estive lá aprendi muitas coisas como:plantar sementes,ajudar o meio ambiente,nome sientifíco das plantas e àrvores,pesquisamos sobre açai,bacaba etc...fizemos muitos passeios para varios lugares, Para mim a função do ama e essa incentivar as crianças e adolecentes a cuidar do meio ambiente por isso que eu entrei no projeto para ensentivar as pessoas a cuidar da natureza.
    NATHALIA SANTOS-COBRA GRANDE

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria Eduarda, Amanda Eduarda, Edmara e Nathalia,

    O interesse, a admiração, o respeito, os cuidados junto com o conhecimento que vocês adquirem nas leituras, nas conversas e nas práticas orientadas pelos Professores Elias e Célio contribui e muito com o desejo e o esforço de todos nós de tornar este mundo um lugar de bem viver, a natureza humana se mistura a toda essa beleza da Escola e dos vários lugares visitados, até pela internet, e assim vamos aprendendo e espalhando saberes adquiridos nesta troca entre o AMA, a Comunidade Escolar, a Virtual e as demais presentes em nossas Vidas.

    Continuem com o trabalho que estão desenvolvendo no projeto e nos ensinando também.

    Abraços Afetuosos a todas Vocês!

    ResponderExcluir