terça-feira, 22 de novembro de 2011

Surpresa Postal: cartas de crianças da escola

Estou há mais de um ano e meio de licença médica para tratamento de saúde. E afastada da escola, entretanto, acompanho a produção pedagógica de crianças através do trabalho de orientação educacional, em diferentes turmas da escola realizada pelo professor Elias Gomes e pela professora Cíntia de Artes, ele como pedagogo que atua no NAP e no Projeto Ama (Agentes e Monitores Ambientais) e também pela professora Helena Carmem que atuava na Sala de Leitura, de 2009 até parte do primeiro semestre de 2011, antes de assumir a Coordenação Pedagógica das Unidades Ribeirinhas de nossa escola.


A pesquisa "bullying na opinião do alunado" começou em 2010 em nossa escola. E parte dela foi divulgada em 32 postagens, a partir de outubro 2010, durante todo processo de mediação pedagógica. Participei ativamente de algumas dessas mediações e outras nas análises de questionários e produções do alunado referente.


Neste bimestre iremos aplicar mais um questionário e avaliar conceitos adquiridos pelos quase 800 estudantes envolvidos diretamente. Trabalhamos no último bimestre o filme "Cartas para Deus" como forma de refletirmos sobre atitudes cotidianas que podem desencadear violência ou a paz desejada por muita gente.


Recebi algumas cartas bastante carinhosas de crianças de 9 a 11 anos me chamando para passar o Natal com sua turma e desejando que eu volte logo para a escola. Esta chamada é muito animadora. Resolvi por aqui partilhar com Vocês. Agradeço às professoras da turma.

3 comentários:

  1. Que demonstração de carinho bonita, Rocio! Você merece!!! Torço para que possas voltar logo! Saúde, querida!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, Maria!

    Não tem preço essas demonstrações de afeto do pequenos. :D

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Queridos Max e Bele!

    Sempre muito carinhosos...

    As cartinhas são mesmo encantadoras, pelos detalhes carinhosos como selinhos, colagens, brilhos... e lógico pelos textos que exprimem sentimentos e desejos manifestos de eu estar presente com eles na festinha que estão preparando com sua professora e outros colegas professores. Mas, o que nos chama atenção são as aprendências expressivas de saber o significado da convivência e solidariedade com o próximo.

    Estive presente nesta turma e outras duas turmas cantando com eles as músicas: "A Paz" de Michel Jackson/Roupa Nova e “Eu não pedi para nascer...” e são exímios cantores, a produção textual deles foi um importante repensar e um gostoso redescobrir do valor do abraço.

    Assim me sinto abraçada por eles, sei que não passei em branco junto aos demais professores com eles. :D

    ResponderExcluir