sábado, 7 de março de 2009


POR QUE NÃO LEIO?
Respostas coletadas em entrevista com servidores municipais da Semec/Belém. Estes sabiam que suas identidades seriam preservadas. Criei este jogo literário em 1993.
Assim que cheguei em Belém, no "antigo" ISEBE - Instituto dos Educadores de Belém. Um intertexto! Um ensaio de palavras e sentidos concorrentes, congruentes, coincidentes, ou nem tanto.Tentativa de criar laços, de fabricar teares. Uma bricolagem!

Não tenho tempo.
Não fui habituado.

Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante. Antoine de Saint-Exupéry

O desânimo (falta de perspectivas).

Eu corro o risco de ficar como as pessoas grandes, que só se interessam por números (...) Enganar-me-ei provavelmente em detalhes dos mais importantes (...) Mas, infelizmente, não sei ver carneiro através de caixa. Sou um pouco como as pessoas grandes. Acho que envelheci. Antoine de Saint-Exupéry

O cansaço. A preguiça...

Tenho sede dessa água. Dá-me de beber (...) Essa água era muito mais que um alimento. Nascera da caminhada sob estrelas, do canto da roldana, do esforço do meu braço. Era boa para o coração, como um presente. Antoine de Saint-Exupéry

Por não ter mais idade.

Que amante quereria aposentar o seu corpo depois de 25 anos de experiência de amor. Rubem Alves

Por não ter ainda necessidade.

Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas nós teremos necessidade um do outro. Antoine de Saint-Exupéry

Por não ter me dado conta dessa alternativa de lazer. Há outras opções mais atraentes para mim.

Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. Nunca estamos contentes onde estamos. Antoine de Saint-Exupéry

Sinto dificuldades em compreender a leitura.

Não creia no que os seus olhos lhe dizem. Tudo o que mostram é limitação. Olhe com o entendimento, descubra o que você já sabe e verá como voar. Antoine de Saint-Exupéry

O comodismo (acostumei-me a não fazer muito esforço para obter respostas - as que recebo me são suficientes - nem as questiono).

Acho que se vivesse de modo estático, estável, pronto, seria um morto-vivo (...) a confusão, a incerteza, o medo e os altos e baixos (...) são o preço que quero pagar para ter uma vida estimulante, fluente e perturbadora. Carl Rogers

Sou uma pessoa muito ativa, tenho dificuldades em neutralizar meu corpo. Ao me sentir inerte, acabo tendo sonolências... tristezas... solidão.

E os seus alunos adormeciam, exaustos pelo vôo do dia. Gostavam dos treinos porque eram rápidos e excitantes e porque saciavam uma fome de aprender que crescia de lição para lição. Mas nenhum deles (...) chegara a crer que o vôo de idéias pudesse de fato ser tão real como o vôo de ventos e penas. Richard Bach

Ao ter contato com livros, lembro-me de coisas que gostaria de espantá-las da mente.

Tistu não aprende nada na escola? Se os livros o fazem dormir, fora com os livros! E o sol se pôs de novo a brilhar. Prezado Senhor, o seu filho não é como todo mundo. Não é possível conservá-lo na escola! A escola devolvia Tistu a seus pais. Maurice Druon

Porque não me considero capaz.

Nunca deixarem de aprender, de treinar e de lutar por compreenderem cada vez melhor o perfeito e invisível princípio de toda a vida. Richard Bach

Porque a leitura é só para pessoas inteligentes.

Temos de por de parte tudo o que nos limita. Richard Bach

Se a gente se aplica à leitura ou escuta com atenção os que leram muito, consegue ser bem depressa pessoa importante, igual a todas as outras. Maurice Druon

Até quando arranjar-se-á desculpas que justifiquem a inoperância de atitudes (e convençam) por não atraírem o eu de cada indivíduo? Para onde vai o barco?

Para onde queremos que o barco vá? Rubem Alves

Um comentário:

  1. Cara Maria, acredito que podemos transformar a internet na único e verdadeiro meio que valorize a leitura e por isso considero tão importante trabalhos como o seu terem seu espaço aqui na rede!!
    Grande abraço e parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir