
O currículo de vida é repleto de representações simbólicas, é espaço de escolhas e lugar de inclusões ou exclusões. Diante de um currículo escolar contextualizado sabemos que parte dos fluxos do ecossistema pertence a ordem dos signos e por isso mesmo é capaz de desencadear profundos processos de aprendizagem. Há saberes múltiplos, dores e delícias, e no processo reconstrutivo vamos nos questionando porque aprendemos tais palavras e não outras, tais conceitos e não outros, tais autores ou tais obras...
Mas, o que nos interessa é construir uma teia que nos ajude com o alunado a tecer saberes para uma cultura ambiental, mais sensível, responsável, criativa, solidária... Sabemos que juntos podemos devolver as vozes, a flexibilidade e a horizontalidade nos processos da aprendizagem.
A biodiversidade é um elemento natural e cultural. Educadores tem um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar. Por aqui retratos de múltiplas aprendizagens de educadores ambientais qualificando sujeitos na construção de um olhar sensível, encantado e solidário e de um posicionamento crítico face à crise socioambiental.
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Um novo "olhar" sobre o "humano" e suas relações |
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A seringueira dentre as belas árvores: olhar prospectivo e multirreferencial |
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E no meio do caminho... muitos animais. E os alunos interagem com o ecossistema de nossa escola. |
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