O galo canta... o cotidiano se descortina!
... às janelas do paraíso no percurso da Escola, são as travessias, e ondas vem e vão... |
As aulas começam sempre às oito da manhã. Algumas crianças acordam às cinco, ou seja, levam em média três horas para fazer a sua primeira refeição. Algumas delas nem jantaram. Sua última refeição foi a da escola e à tarde. Nossa escola é de tempo integral.
Ponte de Assentamento sem condições da trafegabilidade do ônibus escolar, com peso bruto total acima de 5 toneladas |
Não mais a
Secretária de Educação, mas, na semana passada, a Senhora Therezinha nos
indicou uma médica da família que irá nos orientar como partícipe de ação
educativa e em importantes intervenções.
Esse janeiro valeu a pena porque
nossos estudos também aconteceram no chão das comunidades, onde as crianças
foram maravilhosamente as nossas ensinantes, talvez umas das melhores que já
tivemos na Academia - da Vida - e como guias reapresentaram o lugar donde
moram. Saboreamos muito a posição de aprendentes e vestimos a camisa do Projeto
Eco Político Pedagógico.
O chão da escola foi
ressignificado pelas crianças em suas comunidades. Aulas fora de sala de aula.
Pira-Macaca, Pira-se-esconde, Pira-lata, Pira-Garrafa, Corrida, Saltos, Balanços... Escritas pelo chão marcam as infâncias! |
Novos tempos de aprender se
iniciam amanhã com o primeiro dia letivo de aula deste 2013.
Agradeço a todos, às professoras e aos monitores pedagógicos que acreditaram na palavramundo e neste trabalho de campo, aos funcionários que também participaram dessas ações educativas e tornaram nossa escola ainda mais feliz.
E a história segue o seu curso... O Projeto Eco Político Pedagógico abre o novo ano, dados importantes irão recompô-lo nessa obra coletiva.
Que belo projeto! Que bela experiência! Um mundo completamente diferente para nós professores de centros urbanos. Trabalho numa escola central, longe do campo, da natureza. muitas das nossas crianças veem também de bairros afastados, mas não enfrentam os problemas que as crianças daí enfrentam. O impressionante é que quanto maior a dificuldade, maior é a disposição. As boas condições de trabalho parecem que acomodam... Quando me lembro das reclamações daqui e vejo esse trabalho, sinto-me até envergonhada de ver tantos de nós assentados esperando que o governo nos valorize... Abraço e Parabéns a todos vocês pelas belas ações! Joyce Pianchão.
ResponderExcluirEsse é o nosso Brasil, não é queridas... não sei como sobrevivi tanto tempo longe desse mundo dos blogs educativos. Que postagem maravilhosa, parece que a gente está ali juntinho em cada lugar... Diversidade é um termo que toma uma imensidão quando lemos uma postagem da realidade dessa nação... Tão diversa e tão desigual em direitos no que tange a saúde, a educação, direitos básicos... Tocante fazer esse caminho que as crianças fazem para chegar à escola através do seu texto, Rocio... Maravilha de postagem para início de ano letivo desse brasilzão de diversidade e desigualdade, ainda mais complementado por esse comentário da Joyce!!! Bom início de ano letivo para todas(os)!!!
ResponderExcluiroLÁ ADOREI O SEU BLOG PARABÉNS!!!!
ResponderExcluirESPERO VC PARA UMA VISITINHA NO MEU BLOG
www.magiadeensinar.blogspot.com
Rose