segunda-feira, 9 de março de 2009

Das águas PARANAENSES às águas PARAENSES...


Minha sugestão é a visita pelos links indicados logo mais abaixo...

Foram indicados por meu irmão Luiz Rodi do lado de lá, hoje aqui estou em Belém, e sinto saudades do muito (e talvez do pouco) que por lá vivi.

Intensos momentos. Lá ia eu de Paranaguá p'ra banda de Guaraqueçaba trabalhar na formação dos professores e professoras de 1a. a 4a. séries, pelo Núcleo Regional de Educação. Esse lugar é um paraíso, tão cheio de botos, por lá ficava, ao cair da tarde, nas grandes rochas em torno da Baía, do imenso mar "aberto"... Voltava para casa como o pássaro encantado, de Rubem Alves, cujas "penas eram pintadas pelas cores dos lugares por onde voava", vinha eu plena das aprendências do alfabeto ribeirinho, onde acostumei-me a ser letrada com eles.
A comida era espetacular, peixes frescos e saborosos, gosto de água salgada, oceânica... Outro belo cenário, pela estrada o canto das aves de lá, as hortênsias no sopé da serra... Gralha azul. Mata Atlântica!



Quando? Lá pelos idos de 1988 a 1990. Eu era a coordenadora de educação infantil e matemática até a 4a. série. Trabalhava com textos matemáticos... Ubiratan D'Ambrósio. Malba Tahan. Monteiro Lobato. Nilson José Machado. Luiz Márcio Imenes.


Aqui estou desde maio de 1991.


Apreciem o passeio pelo exuberante Parque Nacional do Superagüi, área de proteção ambiental, situado no município de Guaraqueçaba, litoral do Paraná, onde a natureza ainda guarda suas características primitivas. A cachoeira despenca sobre um paredão de 80 metros... O riacho corre entre árvores e plantas... O colorido das aves e flores... O fandango, dança típica do praieiro paranaense... A casa de farinha...


Naveguem pelo filme de Celso Lück Júnior... A vida nasce da água. Bom passeio!

Um comentário:

  1. Oi

    Deixamos, em Germinal – Educação e Trabalho, um Prêmio Dardos para seu blog. Caso considere interessante, passe por lá.

    ResponderExcluir