sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Natal combina com leituras: novo selinho


Adrianne Ogêda, chegou de uma bela Ilha, verdes-mares, com uma boa novidade, depois de me oferecer conchinhas imaginárias lançou-me o selinho para casar o espírito natalino - as nossas representações, identidades e "renascimentos" - com leituras, através de livros lidos em 2009, outras identificações ou nascimentos. Vale a pena ir até lá e conferir suas sensações, percepções e (re)descobertas advindas da ventura de conhecer Fernando de Noronha.

As regras são:

Enumere 10 livros que o/a marcaram este ano:

1. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social, de Roxane Rojo
2. Da fala para a escrita: atividades de retextualização, de Luiz Antônio Marcushi
3. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender, de Jaqueline Moll
4. A arte de escrever, de Schopenhauer
5. Tomada de consciência e conhecimento metacognitivo, de Sandra Regina K. Guimarães (Org.)
6. Os significados dos desenhos de crianças, de Ângela Anning e Kathy Ring
7. Frato, 40 anos com olhos de criança, de Francesco Tonucci
8. Tantas palavras, todas as letras, de Chico Buarque
9. Mulher com o seu amante, de Stella Pessôa
10. Memórias de um suicida, de Yvonne A. Pereira

2) Responder a pergunta:

- O que é que gostas mais de fazer no Natal?

Estar com a família e em minha casa, incluindo meus quatro daschund teckelI, popular salsichinhas. Mas, podemos estar juntos em qualquer lugar também. E imaginar, sonhar e planejar o amanhã mais feliz a todos através de meu trabalho pedagógico partilhado com muitos colegas. Ouvindo o diferente e aprendendo muito mais para melhor re-olhar e repensar o cotidiano, o ambiente e as nossas relações interdependentes para novos vôos.

3) Dar este selinho a pelo menos 3 pessoas (clique nos nomes das colegas para chegar até seus blogs).

Lenira, Deolinda, Claudiane e Vanda, penso que vão brigar menos na escolha, eh! eh! eh!, o quarteto está cada vez mais afinado. Dá uma olhadinha no blog delas.

Marli Fiorentin, do delicioso "Ficção versus Realidade".

Raquel, blogueira recém-descoberta, através do blog de professora Socorro Braga, de Bragança-PA.

Estou louquinha para conhecer as leituras de vocês também.

3 comentários:

  1. Certamente este selinho não vai dar tanta confusão como o outro que não postamos até o momento. Agora poderemos dividir de maneira mais amigável, não é Maria do Rocio? Ainda mais que o espírito natalino toma conta dos nossos corações.

    Obrigado mais uma vez pela doce lembrança!
    Aproveitamos para desejar mais uma vez um Feliz Ano Novo com sonhos renovados! E, que se fortaleça cada vez mais a nossa fé na construção de um mundo melhor!

    Bjus... Amiga!

    ResponderExcluir
  2. Querida, os 4 primeiros títulos me deram água na boca (não que os outros não tenham dado, mas é que quando acho que já li ou ouvi falar de muita coisa sobre o assunto e descubro outras tantas, o bicho da curiosidade me morde). Beijos linda e um super 2010!

    ResponderExcluir
  3. Querida Maria do Rocio.
    Mil perdões por não ter aderido a essa brincadeira. Na correria de final de ano, relaxei e nem vi o teu recado no mural. Obrigada pela visita, amei. No amigo oculto do ano passado eu ganhei um livro da Juliana Seabra e só consegui ler agora nas férias. Cem Dias entre Céu e Mar, de Amyr Klink. Narra a história verdadeira desse navegador na travessia do Atlântico num barco a remo. Fiquei impressionada com a persistência que o ser humano é capaz de ter quando acredita num sonho mesmo que pareça impossível. Em 2010 pretendo retomar mais o blog Ficção Versus Realidade. Beijo e feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir