Para a vida comum e em comum, os saberes e invenções cotidianas facilitadas ou reeditadas nas relações professor-aluno-alunos enredam e se redesenham na pluralidade de fazeres-saberes e acenam possibilidades de intervenção, outras experiências e criação possíveis, trago o pensamento de Kupfer (2001) para nos fazer re-olhar as atitudes pedagógicas contingentes aos ambientes pedagógicos da escola ou em suas versões ampliadas na comunidade circunvizinha, ribeirinha, presencial ou virtual.
Ao professor, guiado por seu desejo, cabe o esforço imenso de organizar, articular, tornar lógico seu campo de conhecimento e transmiti-lo a seus alunos. A cada aluno cabe desarticular, retalhar, ingerir e digerir aqueles elementos transmitidos pelo professor, que se engancham em seu desejo, que fazem sentido para ele, e que, pela via de transmissão única e aberta entre ele e o professor, encontram eco nas profundezas de sua existência. Se um professor souber aceitar essa “canibalização” feita sobre ele e seu saber (sem, contudo, renunciar as próprias certezas, já que é nelas que se encontra seu desejo), então estará contribuindo para uma relação de aprendizagem autêntica. Pela via da transferência, o aluno “passará” por ele, usá-lo-á, por assim dizer, saindo dali com um saber do qual tomou verdadeiramente posse e constituirá a base e o fundamento para futuros saberes e conhecimentos. (Kupfer, 2001, p.99-100)
Assim, preocupada com a dinâmica das aprendências, reconhecendo os papéis de seus protagonistas e fomentando a formação de novas identidades culturais que caracterizam o sujeito ecológico, reapresento sugestões de leituras no sentido de contribuir com o desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados aos princípios norteadores da educação ambiental buscando relações mais harmoniosas com o seu meio e o lugar das novas aprendizagens vivenciadas a partir do interior das conversações entre ensinantes e aprendentes.
As sugestões on line pontuadas a um professor que está desenvolvendo projeto pedagógico sobre o lixo com a sua instigante pergunta "de quem é o problema?" - como desafio ao 5º ano, de uma unidade pedagógica ribeirinha situada na Ilha de Cotijuba, para repensar mediações pedagógicas, pois, em sua turma estão incluídos repetentes e outros com defasagem idade-escolaridade, por isso mesmo, as aprendizagens e as não-aprendizagens precisam ser observadas de forma a ressignificar seus conhecimentos e leituras de mundo ampliando o território de crianças e pré-adolescentes ali situados e a partir do seu lugar de vida, com esperança na mudança e na possibilidade de construírem um mundo melhor que alimente um permanente diálogo e compromisso com a vida.
Ao professor, guiado por seu desejo, cabe o esforço imenso de organizar, articular, tornar lógico seu campo de conhecimento e transmiti-lo a seus alunos. A cada aluno cabe desarticular, retalhar, ingerir e digerir aqueles elementos transmitidos pelo professor, que se engancham em seu desejo, que fazem sentido para ele, e que, pela via de transmissão única e aberta entre ele e o professor, encontram eco nas profundezas de sua existência. Se um professor souber aceitar essa “canibalização” feita sobre ele e seu saber (sem, contudo, renunciar as próprias certezas, já que é nelas que se encontra seu desejo), então estará contribuindo para uma relação de aprendizagem autêntica. Pela via da transferência, o aluno “passará” por ele, usá-lo-á, por assim dizer, saindo dali com um saber do qual tomou verdadeiramente posse e constituirá a base e o fundamento para futuros saberes e conhecimentos. (Kupfer, 2001, p.99-100)
Assim, preocupada com a dinâmica das aprendências, reconhecendo os papéis de seus protagonistas e fomentando a formação de novas identidades culturais que caracterizam o sujeito ecológico, reapresento sugestões de leituras no sentido de contribuir com o desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados aos princípios norteadores da educação ambiental buscando relações mais harmoniosas com o seu meio e o lugar das novas aprendizagens vivenciadas a partir do interior das conversações entre ensinantes e aprendentes.
As sugestões on line pontuadas a um professor que está desenvolvendo projeto pedagógico sobre o lixo com a sua instigante pergunta "de quem é o problema?" - como desafio ao 5º ano, de uma unidade pedagógica ribeirinha situada na Ilha de Cotijuba, para repensar mediações pedagógicas, pois, em sua turma estão incluídos repetentes e outros com defasagem idade-escolaridade, por isso mesmo, as aprendizagens e as não-aprendizagens precisam ser observadas de forma a ressignificar seus conhecimentos e leituras de mundo ampliando o território de crianças e pré-adolescentes ali situados e a partir do seu lugar de vida, com esperança na mudança e na possibilidade de construírem um mundo melhor que alimente um permanente diálogo e compromisso com a vida.
O gesto de cada criança pode fazer a diferença nesse movimento, e por isso adotei a campanha do swu, pois, tudo pode começar com você, comigo, com ela... Assista ao vídeo da campanha:
Nessa pauta que se abre, e à espera de outras mais, listam-se as respectivas referências, links e esperanças:
Nessa pauta que se abre, e à espera de outras mais, listam-se as respectivas referências, links e esperanças:
- Água on line: http://www.aguaonline.com.br/ (revista informativa sobre água, saneamento e meio ambiente, com notícias, informações, textos, publicações e ligações com outras entidades ambientais).
- Amazônia: http://www.amazonia.org.br/ (site informativo do projeto de análise e monitoramento da Amazônia realizado pela ONG Amigos da Terra. Traz notícias sobre a Amazônia, cobrindo os temas de economia, população, instituições, políticas públicas, legislação, áreas de conservação, desflorestamento, desenvolvimento sustentável, mineração, manejo, biodiversidade e recursos naturais, além de indicar outros sites ligados ao estudo da Amazônia. Informa sobre projetos de EA desenvolvidos na região).
- 5 elementos: http://www.5elementos.org.br (Instituto & Pesquisa Ambiental – reciclagem de pet). Visa desenvolver metodologias e multiplicar ações por meio de EA. Desenvolve programas em parques urbanos mediante trilhas monitoradas, programas em escolas com a temática de consumo, lixo e coleta seletiva, capacitação de educadores e seminários.
- Conama: http://www.mma.gov.br/conama/ (o site tem a finalidade de informar sobre a política ambiental brasileira e subsidiar a tomada de decisão nessa área).
- Lixo: http://www.lixo.com.br/ (página informativa sobre resíduos sólidos, coleta seletiva, destinação, reciclagem e lista de cooperativas de coleta de vários Estados da Federação).
- Amazônia: http://www.amazonia.org.br/ (site informativo do projeto de análise e monitoramento da Amazônia realizado pela ONG Amigos da Terra. Traz notícias sobre a Amazônia, cobrindo os temas de economia, população, instituições, políticas públicas, legislação, áreas de conservação, desflorestamento, desenvolvimento sustentável, mineração, manejo, biodiversidade e recursos naturais, além de indicar outros sites ligados ao estudo da Amazônia. Informa sobre projetos de EA desenvolvidos na região).
- 5 elementos: http://www.5elementos.org.br (Instituto & Pesquisa Ambiental – reciclagem de pet). Visa desenvolver metodologias e multiplicar ações por meio de EA. Desenvolve programas em parques urbanos mediante trilhas monitoradas, programas em escolas com a temática de consumo, lixo e coleta seletiva, capacitação de educadores e seminários.
- Conama: http://www.mma.gov.br/conama/ (o site tem a finalidade de informar sobre a política ambiental brasileira e subsidiar a tomada de decisão nessa área).
- Lixo: http://www.lixo.com.br/ (página informativa sobre resíduos sólidos, coleta seletiva, destinação, reciclagem e lista de cooperativas de coleta de vários Estados da Federação).
- Meu planeta, minha casa: http://www.meuplanetaminhacasa.com.br/ (site voltado para crianças até 13 anos e professores. O objetivo é de conscientizar, alertar e dar dicas de como cada um pode ajudar a proteger o planeta com ações simples e práticas no dia a dia).
- Reciclar para construir: http://www.reciclagem.pcc.usp.br/ (site com informações de resíduos, tais como materiais de construção civil. Nele estão reunidas fontes bibliográficas – artigos de periódicos, artigos em congressos, teses, relatórios de pesquisas, endereços na internet, nomes, endereços de pesquisadores).
- Recicloteca: http://www.recicloteca.org.br (é um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente criado pela ONG Ecomarapendi e patrocinado pela AmBev. O site oferece informações sobre as questões ambientais, com ênfase na redução, no reaproveitamento e na reciclagem do lixo).
- Revista Ambiente: http://www.revista-ambiente.com.ar/ (revista eletrônica argentina da Fundação CEPA, com projetos destinados à melhoria de condições de vida e articulações do homem com a natureza; traz artigos, opiniões e informações sobre a fundação)).
- WWF - Fundo mundial para a natureza: http://www.wwf.org.br/ (traz informações a respeito de espécies em perigo, biodiversidade, camada de ozônio, desenvolvimento sustentável, efeito estufa, além de outros temas ambientais. Por meio de solicitação virtual, é possível adquirir exemplares das publicações dessa organização. O site também apresenta o relato dos projetos de conservação e desenvolvimento implementados pelo WWF e seus parceiros pelo país).
Sugestões bibliográficas:
- CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
- CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.
- GUIMARÃES, Sandra Kirchner; STOLTZ, Tania (Org.). Tomada de consciência e conhecimento metacognitivo. Curitiba: Ed.UFPR, 2008. (O conhecimento metacognitivo de crianças em processo de alfabetização e suas implicações para o aprendizado da linguagem escrita – p.29-55; Aprendizagem baseada em problemas, metacognição e tomada de consciência: reflexões sobre um estudo transversal – p.153-175; A percepção e a tomada de consciência do meio ambiente: contribuições ao desenvolvimento da educação ambiental – p.279-305).
- KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a educação: o mestre do impossível. 3 ed. São Paulo, Scipione, 2001.
- MORIN, Edgar. Aprendizagens culturais cotidianas, cidadania e educação. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; SGARBI, Paulo. Redes culturais, diversidade e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (p. 37-56).
- PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005.
Imagem 1: Unidade Pedagógica de Jutuba II, cedida pelo professor Roberto Senna (arquivo pessoal).- Reciclar para construir: http://www.reciclagem.pcc.usp.br/ (site com informações de resíduos, tais como materiais de construção civil. Nele estão reunidas fontes bibliográficas – artigos de periódicos, artigos em congressos, teses, relatórios de pesquisas, endereços na internet, nomes, endereços de pesquisadores).
- Recicloteca: http://www.recicloteca.org.br (é um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente criado pela ONG Ecomarapendi e patrocinado pela AmBev. O site oferece informações sobre as questões ambientais, com ênfase na redução, no reaproveitamento e na reciclagem do lixo).
- Revista Ambiente: http://www.revista-ambiente.com.ar/ (revista eletrônica argentina da Fundação CEPA, com projetos destinados à melhoria de condições de vida e articulações do homem com a natureza; traz artigos, opiniões e informações sobre a fundação)).
- WWF - Fundo mundial para a natureza: http://www.wwf.org.br/ (traz informações a respeito de espécies em perigo, biodiversidade, camada de ozônio, desenvolvimento sustentável, efeito estufa, além de outros temas ambientais. Por meio de solicitação virtual, é possível adquirir exemplares das publicações dessa organização. O site também apresenta o relato dos projetos de conservação e desenvolvimento implementados pelo WWF e seus parceiros pelo país).
Sugestões bibliográficas:
- CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
- CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.
- GUIMARÃES, Sandra Kirchner; STOLTZ, Tania (Org.). Tomada de consciência e conhecimento metacognitivo. Curitiba: Ed.UFPR, 2008. (O conhecimento metacognitivo de crianças em processo de alfabetização e suas implicações para o aprendizado da linguagem escrita – p.29-55; Aprendizagem baseada em problemas, metacognição e tomada de consciência: reflexões sobre um estudo transversal – p.153-175; A percepção e a tomada de consciência do meio ambiente: contribuições ao desenvolvimento da educação ambiental – p.279-305).
- KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a educação: o mestre do impossível. 3 ed. São Paulo, Scipione, 2001.
- MORIN, Edgar. Aprendizagens culturais cotidianas, cidadania e educação. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; SGARBI, Paulo. Redes culturais, diversidade e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (p. 37-56).
- PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005.
olá,querida amiga......agora, com mais tempo volto a visitar os blogs dos amigos e cada vez que chego no teu me encanto!
ResponderExcluirmil vezes parabéns!
bjs
vera