quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dia dos Professores com Sorvete Colore: protagonismos e alegria

De onde vem essa data?
- Um pouco de História...

Em 15 de outubro de 1827 criou-se o Ensino Elementar no País, por intermédio de Decreto Imperial, estabelecendo escolas de primeiras letras em lugarejos, vilas e cidades. Entretanto, a data foi oficializada como feriado escolar, por essência e razão, somente através do Decreto Federal n. 52.682 de 14 de Outubro de 1963, assim definida: “para comemorar condignamente o Dia do PROFESSOR, os estabelecimentos de Ensino farão promover solenidades em que se enalteça a função do Mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Como unir pais, mães, alunos e professores numa festa só?
- Um pouco de minha História...

Dentre as homenagens ao Dia dos Professores prestadas, em 1992, como surpresa recebi a música “O Caderno”, uma singela homenagem organizada por alunos de 3ª. e 4ª. séries, na época como coordenadora de uma escola de tempo integral, através de diferentes releituras, desenhada, cantada e dramatizada.

Por que marcou tanto? Por ter sido feito de forma espontânea por eles, fiquei admirada é pela escolha da música. Disseram-me que “O Caderno” era porque acompanhava suas produções escritas e plásticas, além dos planos de ensino semanal dos professores.

Esse mesmo alunado elaborou livros de literatura infantil de diferentes temas, aproveitamos a visita de Edmir Perrotti na escola, quando os alunos entrevistaram o autor, falaram sobre escrita, cultura, sentimentos, percepções, confecção e produção de uma obra para crianças, e apresentaram a ele seus livros. Depois em nosso folguedo e em brincadeiras de roda, dramatizaram o livro “Enquanto seu lobo não vem”, porque Perrotti aí valoriza a memória das cantigas e contos de tradição. Foi um show para professores, alunos, funcionários e responsáveis.

Um dia inesquecível, de ensinantes e aprendentes, aproximando os Dias das Crianças e dos Professores! Os alunos organizaram as homenagens para os professores e os professores para as crianças. Foi o “dois em um” mais significativo do ano. Deu trabalho para realizar, mas, valeu a pena apostar nos protagonismos das crianças. Os professores gostaram bastante.

Aprendemos juntos a conjugar o verbo AMAR!

Não poderia deixar de fechar este post, com a música de Toquinho e Mutinho, “O Caderno”, e se quiser ouvi-la aqui, trago mais abaixo, a voz de Chico Buarque, é só clicar. Primeiro a letra, depois a música.

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.

Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...


Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...


O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...

Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...

Feliz Dia dos Professores a Todos Nós!

Imagem 1: http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/agenda_outubro_2009.shtml
Imagem 2: http://www.bondfaro.com.br/fotos--livros--enquanto-seu-lobo-nao-vem-c-lua-nova-autor-perrotti-edmir-editora-paulinas-cod-8573112425.html

4 comentários:

  1. Ei, Maria

    Bela homenagem.
    É realmente gratificante quando os alunos demonstram carinho por nós. Na minha breve passagem por escolas, tive a grata surpresa de ser escolhido como paraninfo da turma do 9º ano.

    E pra você, tenho certeza, toda a homenagem é merecida.

    Parabéns pelo nosso dia \0/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora!!! Pelo seu trabalho enquanto educadora e por essa postagem bacanérrima homenageando todos os professores. Voltei à vida ativa no blog e nos blogs amigos deixando as marcas do pensamento. Essa música fechou... adoro. Feliz dia dos professores.

    ResponderExcluir
  3. Max e Lenira,

    Merecemos as felicidades que sentimos juntos nesta data bastante significativa à classe dos professores de todas as idades. Ela renasceu em 1947, após 120 anos do Decreto Imperial, quando quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano, em São Paulo. A partir daí o manifesto passou a ser lembrado a cada dia 15 de outubro até se consolidar oficialmente como o dia do professor, em 1963.

    Fico imensamente feliz também com a surpresa recebida Max, paraninfo do 9o. ano, hem? Bem merecido, alunos quando decidem é porque valeu!!!

    Lenira, que felicidade tê-la de novo entre nós, lembro-me bem do incentivo que recebi de você em setembro do ano passado quando dei um breque... Teu trabalho anima bastante o time da alfabetização, vou passar por lá! Mesmo com o intervalo que deste, não deixei de te visitar e deixar meus recadinhos no quadro. Viva! Upa-la-lá!!!

    ResponderExcluir
  4. Ei, Maria

    Esqueci de dizer que esse post é uma aula e tanto de história.

    Abraços

    ResponderExcluir