terça-feira, 10 de abril de 2012

Bonecos e desenhos: evolução do traço

Crianças lindas, Gepeto, Psicomotricidade, Modelagem, Remontar e Desenhar: são interfaces que, através de três aulas e com intervalo de duas semanas cada sessão, demonstram a capacidade da criança de evoluir no traço de seu autorretrato.

A criança se exprime naturalmente, tanto do ponto de vista verbal, como plástico ou corporal, e sempre motivada pelo desejo da descoberta e por suas fantasias. Ao acompanhar o desenvolvimento expressivo da criança percebe-se que ele resulta das elaborações das sensações, sentimentos e percepções vivenciadas intensamente. Por isso, quando ela desenha, pinta, dança e canta, o faz com vivacidade e muita emoção (Ferraz e Fusari, 1993, p. 55).

Vamos contar a história vivenciada na brinquedoteca de nossa escola através de uma sequência de imagens.

E para rever as postagens anteriores:

c) Aula 3: Bonecos e desenhos: evolução do traço

Bonecos da aula 2 remontados na aula 3
Perfis dos Bonecos (Gepeto)
As crianças da Educação Infantil se redesenham...
Felipe, 5 anos: autorretrato - à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula)
Miqueias, 5 anos -  à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula) 
Noemi, 5 anos - à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula)  
Marcus Vinicius, 4 anos - à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula)
Maria Fernanda, 4 anos - à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula)
Raissa, 5 anos - à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula)
A criança em atividade fabuladora ou expressiva participa ativamente do processo de criação. Durante a construção ela se coloca uma sucessão de imagens, signos, fantasias (...) importantes para o conhecimento da produção da criança e evidenciam o desenvolvimento e expressão de seu eu e de seu mundo. Para a criança, essa linguagem ou comunicação que ela exercita com parceiros visíveis ou invisíveis, reais ou fantasiosos, acontece junto com o seu desenvolvimento afetivo, perceptivo e intelectual e resulta do exercício de conhecimento da realidade (FERRAZ; FUSARI, 1993, p.56).

Referência
FERRAZ, Maria Heloísa de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário