Crianças lindas, Gepeto, Psicomotricidade, Modelagem, Remontar e Desenhar: são interfaces que, através de três aulas e com intervalo de duas semanas cada sessão, demonstram a capacidade da criança de evoluir no traço de seu autorretrato.
A criança se exprime naturalmente, tanto do ponto de vista verbal, como plástico ou corporal, e sempre motivada pelo desejo da descoberta e por suas fantasias. Ao acompanhar o desenvolvimento expressivo da criança percebe-se que ele resulta das elaborações das sensações, sentimentos e percepções vivenciadas intensamente. Por isso, quando ela desenha, pinta, dança e canta, o faz com vivacidade e muita emoção (Ferraz e Fusari, 1993, p. 55).
Vamos contar a história vivenciada na brinquedoteca de nossa escola através de uma sequência de imagens.
E para rever as postagens anteriores:
c) Aula 3: Bonecos e desenhos: evolução do traço
 |
Bonecos da aula 2 remontados na aula 3 |
 |
Perfis dos Bonecos (Gepeto) |
 |
As crianças da Educação Infantil se redesenham... |
 |
Felipe, 5 anos: autorretrato - à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula) |
 |
Miqueias, 5 anos -
à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula) |
 |
Noemi, 5 anos -
à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula) |
 |
Marcus Vinicius, 4 anos -
à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula) |
 |
Maria Fernanda, 4 anos - à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula) |
 |
Raissa, 5 anos - à esquerda (2a. aula) e à direita (3a. aula) |
A criança em atividade fabuladora ou expressiva participa ativamente do processo de criação. Durante a construção ela se coloca uma sucessão de imagens, signos, fantasias (...) importantes para o conhecimento da produção da criança e evidenciam o desenvolvimento e expressão de seu eu e de seu mundo. Para a criança, essa linguagem ou comunicação que ela exercita com parceiros visíveis ou invisíveis, reais ou fantasiosos, acontece junto com o seu desenvolvimento afetivo, perceptivo e intelectual e resulta do exercício de conhecimento da realidade (FERRAZ; FUSARI, 1993, p.56).
Referência
FERRAZ, Maria Heloísa de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.
Nenhum comentário:
Postar um comentário