O aprender é um processo vital, indissociável da dinâmica do vivo. E esse cantinho, revendo processos e experiências de aprendizagens, busca suscitar e reconstruir as raízes interligadas do pensamento rizomático.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Crianças Ribeirinhas e a Reeducação Alimentar
O que vimos observando na hora do recreio e até mesmo nas manhãs antes da entrada na escola? Crianças com casquinhos (massa frita em óleo) cheios de catchup e maionese, bombons, pirulitos ou geladinhos feitos de sucos em pó etc. Desjejum.
O que as mães falam sobre a alimentação de seus filhos? Não comem verduras, legumes, frutas etc.
Uma escola de educação ambiental também se preocupa com os hábitos alimentares, a nutrição dos alunos. A proposta da Escola Bosque vem sendo implementada através do Projeto Horta, em que trabalham uma pedagoga e uma agrônoma, contam com a parceria da nutricionista e de professores que atuam na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
Alunos e alunas aprendem a olhar, tocar e preparar a terra, semear, plantar, colher, a fazer a festa e ser anfitriões. O mais interessante é nas reuniões com as famílias, nas festas das mães, pais ou das crianças, esses aprendizes servem suas visitas e percebem a surpresa delas, pois, algumas também nunca experimentaram os sucos da horta. Tornam-se ensinantes!
São as crianças a falar aos adultos sobre a alimentação alternativa, saúde, benefícios dos nutrientes e entregam a eles receitas de sucos verde, "fanta" uva, "fanta" laranja etc.
Algumas mães orgulhosas e um tanto emocionadas dão depoimentos das mudanças alimentares de seus filhos e filhas.
Esse projeto acontece ano a ano. As professoras incrementam suas receitas, inclusive, recebem dicas de algumas famílias. Educam pela pesquisa.
Partilha de saberes e conhecimentos. É a integração de saberes existentes e a colaboração de diferentes conhecimentos para a explicação de realidades complexas. Influências da mídia e saberes socioambientais. Dialetos e línguas nativas. Sobrevivência e transcendência! Relação simbiótica. Utopias necessárias.
O vídeo abaixo retrata o trabalho feito na Unidade Pedagógica da Flexeira, conforme relatório 2008.
A escola enfrenta e discute a realidade dos hábitos e consumo de alimentos motivados pelos apelos da mídia, das necessidades dos vendedores ambulantes ou carências de políticas públicas, mas, que sobretudo, causam além de cáries, outras doenças sérias.
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Conheço o trabalho desenvolvido e espero que a escola consiga reeducar nossas crianças tão carentes de tudo, inclusive de orientação familiar.
ResponderExcluirSugiro que disseminem essas receitas com os ambulantes da frente da escola incentivando-os a vender alimentos mais saudáveis, considerando que seus filhos e netos são também estudantes da escola.
Fátima Torres