sábado, 5 de dezembro de 2009

Instigante: a palavra da vez


Olha que selinho mais blogueiro...

Boa palavramundo nesse ambiente dos edublogueiros, a INSTIGANTE, através dela encontramos muitos de nós por aí espalhados. Bom passeio instrutivo, amigo...

Recebi este selinho da
Jenny que me fez lembrar de Marisa Monte a conhecer e aprender com gentileza. Estamos a fazer nossas releituras sobre “gentileza gera gentileza”. Podemos e devemos cuidar de nosso tempo e reaprender outros e novos ritmos, cadências, respirações, libertações do eu tão apressado que se esquece e de ver seu semelhante. Espelhos d’alma. Um olhar desvelador para além do espelho. Fez-me à flor da pele de Hilde (em: O Mundo de Sofia) atravessando o lago naquele barco e a se deparar com o tal espelho mágico naquela cabana, paradoxos do mundo real/irreal. Nessa rede autopoiética aprende-se a se auto-organizar e a vibrar com o inesperado, percorremos por novas conexões a ampliar leituras e redescobrir linguagens, percebemo-nos resilientes diante de um mundo caótico, complexo, violento, contraditório que nos exige botar ordem em nosso e noutros ninhos, com cadinhos de esperanças e paz a sorrir, porque somos teimosos e reaprendemos a palavra solidariedade. Reeducações. Superações.

Tecendo os caminhos dos selinhos e no intermédio de suas muitas homenagens cheguei até uma
outra Maria e não posso deixar de aqui transcrever suas belas palavras sobre o que é ser instigante:

Esse selo representa os blogs que além da assiduidade das postagens e do esmero com que são feitos, provoca-nos a necessidade de refletir, questionar, aprender e sobretudo que instigam almas e mentes à procura de conhecimento e sabedoria”.

Diante da textualidade, convido a todos por lá passar e conferir... Nesse momento tenho três blogs a homenagear pelo perfil instigante:


Tati Martins, muito boa instigante que se e nos desdobra em suas boas postagens. Sabe instigar e nos levar a passear pela net.
Adrianne Ogêda, a nova amiga amante da leitura e da educação sempre nos convida a viajar e a encontrar novos e bons amigos. Suas dicas sempre me enriquecem.
Franz, o professor mediador que iniciou muita gente aqui no Pará, as escolas municipais e estaduais estão dinamizando suas didáticas através da blogagem pedagógica, inovando, redescobrindo ânimos e linguagens, além de que, seus post merecem nossa reverência pela diversidade, pelas palavras muito bem colocadas, pela harmonia e sensibilidade educadora e crítica na medida certa. E por isso mesmo instigador, inquietante, ético porquanto educador amigo.

7 comentários:

  1. Este selo tem tudo a ver com o blog e com a blogueira que o administra.
    Maria, você merece, seu blog merece! E pra fazer um trocadilho com as palavras, sem "desmerecer" ninguém, você é a pessoa que mais "merece" este selo pela forma gentil e generosa com que recebe e retribui os comentários dos que por aqui passam e deixam suas marcas.

    O que torna viva as postagens que fazemos nos blogs são os comentários instigantes que recebemos.

    Parabéns amiga e obrigado por nos instigar sempre.

    Bjus... Excelente domingo!

    ResponderExcluir
  2. Querida Maria,é sempre uma alegria quando vejo suas postagens no meu blog e quando venho aqui no seu. Nessa blogosfera que estou aprendendo a conhecer, você se diferencia pela verdade com que tece seus comentários e depoimentos. Penso que nesse tempo de "um minuto de fama", muitas vezes esses espaços da internet parecem mais afeitos a superficialidade e/ou a visibilidade. Com você vou descobrindo que aqui também navegam pessoas em busca de encontros, trocas, formação humana. Um prazer,sempre, essa troca contigo.
    (Basta copiar e colar o selinho?) beijo

    ResponderExcluir
  3. Ao quarteto amigo,

    As palavras são sempre importantes, mas, me pego a pensar sobre aqueles que leem lábios e sinais e compreendo o olhar, a interpretação, os símbolos, a comunicação e a necessidade de diálogo e interação. As trocas são sempre necessárias a todas e faz muito bem quando são amigas, sinceras. Hoje em dia nesse mundo controverso necessitamos reaprender a amar, não podemos nos deixar esvair dainte de uma globalização mercantilista. Simplesmente amar. Simplesmente viver. Volto-me a Leonardo Boff quando diz "muitas de nossas angústias e de nossas doenças são conseqüência da dimensão espiritual não desenvolvida, anêmica, distorcida ou totalmente recalcada. Há dentro de nós uma chama sagrada coberta pelas cinzas do consumismo, da busca de bens materiais, de uma vida distraída das coisas essenciais. É preciso remover tais cinzas e despertar a chama sagrada. E ENTÃO IRRADIAREMOS. SEREMOS COMO UM SOL!!!”.

    À Adrianne,
    A troca é sempre necessária, pois, "quando a gente ama é claro que a gente cuida", ou ainda através de Machado "cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar", pois, algumas vezes o amor não é expresso mas percebido... Algumas "crianças" tem medo de amar e a gente insiste em querer dizer, e as águas batem, persistem e chegamos nela. Todos ganham! Quanto ao selinho, sim, é só copiar e colar. E ser feliz! Até!

    ResponderExcluir
  4. Maria. Vim retribuir sua visita, conhecer o seu blog e me tornar sua seguidora, com muito prazer. Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Rocio, que linda a forma como você me presenteou e homenageou! Poética, emocionante! Não tenho palavras para agradecer.
    Um beijo muito carinhoso.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rocio. Sabes que gosto de seu estilo neste blog. E considero este selo muito merecido. Suas reflexões realmente são provocantes e inquietantes.
    E agradeço por me conceder igual honra.
    Bjs amazônicos do Franz

    ResponderExcluir
  7. Querida, agora é a minha vez. Tem um selo para você no meu blog. beijocas.

    ResponderExcluir