O aprender é um processo vital, indissociável da dinâmica do vivo. E esse cantinho, revendo processos e experiências de aprendizagens, busca suscitar e reconstruir as raízes interligadas do pensamento rizomático.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Edublogueiros: reescrevendo o princípio educativo de educar pela pesquisa
O Pará revitaliza escolas estaduais através de concurso de blogs em duas modalidades: de escolas e a outra de professores, ajudando a mobilizar cotidianos, percepções, idéias, conhecimentos, relações, criatividades e autorias. Sucesso garantido a toda comunidade envolvida.
Há poucos dias, navegando pela net, encontrei os blogs de 19 professores participantes do I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará 2009, através do CTAE, e fiquei muito contente com a iniciativa desse evento promovido pela Seduc que dinamiza o uso de blog na educação. Nas escolas estaduais! Parabéns a todos que chegaram a esta fase. São vitoriosos!
A nova etapa requer novas exigências, não só bom design ou boas postagens de conteúdos que desvelem a práxis interativa, mas, como constroem suas linguagens e buscam cultivar leitores virtuais, em sua dinâmica, estabelecer links e conquistar bons comentários para juntos a outros na rede, potencializar o conhecimento coletivo e a construção de sentidos a se renovar, personalizar, entrecruzar e pluralizar suas leituras de mundo, os seus lugares de vida, os discursos representados que devem culminar na constelação multicultural e necessária da/na escola sem paredes e para além de seus muros. Apesar de hoje alguns tão vulneráveis, frágeis... A educação pode mudar. É o nosso compromisso.
A pedagogia de projetos pode ressignificar a concepção de currículo, desdobrar-se e ampliar ações integradas e promotoras do processo interdisciplinar. Alguns questionamentos vem a cooperar com o processo de construção do perfil desse novo, amplo e aberto ambiente pedagógico, a informática educativa promovida no laboratório de informática disponível, na escola ou na comunidade, define a janela para o mundo, assim se faz necessário re-olhar:
- a identidade construída pela equipe do "laboratório de informática" da escola;
- as referências identitárias de sua imagem e suas afirmações na comunidade escolar;
- o objeto de pesquisa desse ambiente pedagógico;
- os impactos provocados nas aprendizagens.
Acerca da modernidade e de como os novos recursos tecnológicos vão se assentando e ocupando o território pedagógico da escola, encontrei o vídeo abaixo no Blog da Tati Martins:
Em conversa com o Professor Pedro Demo, via e-mail, tomei conhecimento acerca do livro "Educação hoje: 'novas' tecnologias, pressões e oportunidades", editado pela Atlas e lançado no começo deste ano, em que discute sobre a “web 2.0” e a sua relação com educação. Em nossas habilidades metacognitivas e desenvolvimento, tomamos consciência hoje de que o professor aprende a "ser pedagogicamente correto, como o profissional da aprendizagem, e tecnologicamente correto, como profissional do século XXI" (DEMO, 2009). O que nos espera? Vem vindo por aí a nova onda do Google, que promete revolucionar a forma de comunicação na web, veja aqui e aqui.
O uso das novas tecnologias desperta interesse, remexe bastante com alunos "desmotivados", por isso se torna estimulante e desafiante desenvolver a mediação pedagógica e nos mais diferentes ambientes, mas é necessário que seus protagonistas reúnam e rediscutam interfaces, competências, habilidades, técnicas, meios, recursos para reinventar a educação e não se sintam desprovidos desses conhecimentos e de formação continuada.
Cabe a nós professores voltar o nosso olhar não só para a nossa própria identidade, e que junto a outras e de outros grupos estão sempre em processo, capaz de reconstruir relacionamentos em diferentes espaços e tempos de aprendizagens, que inclui o saber incorporar a globalização midiática na práxis com qualidade e pertinência.
Face às nossas realidades culturais e contemporâneas, de passos acelerados e por vezes energéticos, indecisos, contraditórios, tensos, estressados, Paulo Freire (1996) nos sacode e nos convida a repensar a violência, as relações, os medos, as ansiedades, os sonhos, as esperanças e a tocar na palavra ética, e de como se aplica ao uso do computador e da net enquanto recursos de interação, equidade e qualidade de vida. É um alerta para ao estarmos ligados no mundo a gente não se desconecte de nosso próprio mundo, sabendo potencializar o uso de tecnologias integradas e o das múltiplas inteligências relacionando-as sempre à educação para o sensível.
“Se sonhamos com uma sociedade menos agressiva, menos injusta, menos violenta, mais humana, o nosso testemunho deve ser o de quem, dizendo não a qualquer possibilidade em face dos fatos, defende a capacidade do ser humano em avaliar, de compreender, de escolher, de decidir e, finalmente, de intervir no mundo”. (FREIRE, Pedagogia da Autonomia, 1996, p. 58-9).
“A canoa virou, e eu deixei ela virar... Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar...”
- Para onde vai o barco? Para onde queremos que o barco vá? (Rubem Alves, Conversas com quem gosta de ensinar).
Para os 19 professores participantes desse momento histórico da educação paraense a ampliar suas possibilidades pedagógicas diante da rede de computadores e novos relacionamentos e aprendizagens, encontrei e filtrei o poema de Quintana como bom fortificante: "existe uma idade para a gente ser feliz... para a gente se encontrar com a vida... em que a gente pode criar e recriar a vida... e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO". (Quintana, A idade de ser feliz).
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Olá, Rocio!! Que cantinho delicioso pra gente bater um bom papo sobre educação!! Parabéns pelos textos maravilhosos,que refletem a paixão com que você tece a educação. Um forte abraço da Jamille.
ResponderExcluirOi, Rocio!
ResponderExcluirTexto como sempre bem tecido e prazeroso de se ler.
Os blogs invadiram o chão da escola e vieram para causar um impacto na educação publica paranse. Eu nunca duvidei disso,e sempre afirmei que isso acontceria desde que fiz a primeira oficina de criaçã de blogs (em 20070 e orientei os primeiros blogs de escolas e professores da rede publica (estadual e municipal, como bem o sabes).
Fico contnte quando vejo toda escola querendo um blog, todo professor fazendo seu blog.
Soube pelo Jornal da Manha (radio cultura) que a governadora ontem recebeu alguns blogueiros pra um bate-papo! Que blogueiros foram esses? Onde está o resultadodesse bate-papo?
Franz
Oi Jamille,
ResponderExcluirÉ um prazer tê-la neste cantinho, bater um gostoso papo sobre educação, a Vida, o belo, as alegrias culturais... Estarei sempre à disposição para colóquio inteligentes, sensíveis e solidários. Volte sempre! Nos encontramos por aí nas vias da net.
Oi Franz,
Não soube desse bate-papo da governadora. Você é a nossa referência pela iniciativa e desenvolvimento do trabalho. Se aqui estamos nesse movimento edublogueiro devemos a esse seu olhar visionário. As escolas e os educadores não serão mais os mesmos, as mídias entraram com qualidade no dia-a-dia dos profissionais da aprendizagem e do século XXI.
Vamos aguardar a chamada! Você merece!
Um abraço!
Oi, passei por aqui para também participar desta conversa, conversa sobre blog, sobre educação, sobre poesia, sobre o papel do professor diante das mídias....
ResponderExcluirTantos caminhos para seguir na conversa advém do seu texto, que para nós tornou-se um bom pretexto para alongá-lo e postergar o ponto final.
Um abraço,
Marcelo Carvalho
Olá querida! Passei aqui e vi que, como sempre, as reflexões "rolam" como as pedras e não criam limo!
ResponderExcluirPassei também para te convidar para assistir o programa Contraponto, produzido pela TV PUC que irá ao ar na sexta dia 27 as 16:30 e no domingo as 14:30, no canal 11 da Net TV. O tema é o "nosso" - Leitura - e eu participei de um dos blocos. Um pouco nervosa na hora... mas encarei e acho que deu para dar um, ainda que breve, recadinho. Um beijo,
Passar por esse blog... Parar para uma boa leitura... Nada me dá mais prazer nessa rede do que visitar blogs e encontrar postagens que nos chamam para refletir. E esta postagem dá margem pra muito papo. Fico com uma pontinha de inveja ao ver como alguns estados valorizam a interação de professores e alunos blogueiros por aí vejo o quanto ainda estamos "engatinhando" nesse sentido. Acredito que começamos a dar os primeiros passos, ainda bastante lentos porque conheço pouquíssimos blogs ativos de professores do meu estado, a bem da verdade só interajo com um blog de professora capichaba. O que importa é que estamos abrindo caminho e motivando muitos colegas e alunos a pelo menos criarem o hábito de visitar blogs educativos, a entrar em contato com esse mundo encantador de blogueir@s encantadores. Meus alunos lá da "Roça" quando tem oportunidade de ir à Lan House do distrito mais próximo não deixam de visitar o Alfabetização em foco e descobrir outros blogs nos links. Já é um caminho...
ResponderExcluirBjus...
Oi Meninas,
ResponderExcluirFico contente com a visita sempre renovada de vocês. Quero lhes dizer algo: aqui na Ilha de Caratateua (Belém-Pa), tem a Escola Estadual do Outeiro, que ganhou no ano passado o I Concurso na categoria Blogs de Escolas, e pasmem, não possui laboratório com internet, os alunos e toda a comunidade postava fora. Por isso o incentivo que vocês dão aos alunos aí da Roça é com a mesma boa energia pedagógica dada pelos educadores dessa escola aos alunos ilhéus e ribeirinhos - e que fazem toda a diferença, não é mesmo? Então vamos lá! De grão em grão...
BOM DIA!
ResponderExcluirNossa, que belíssimo depoimento. Eu adoro esses projetos, aprendemos muito com eles. Como se consegue uma cartilha dessas autografada ? magnífico trabalho, parabéns !
Antes de mais nada estou aqui para agradecer a visita e seu comentário tão significativo para mim. Eu ando um pouco ausente, minha conexão anda péssima, lentíssima. Como já havia dito, eu moro dentro de um pedacinho da mata Atlãntica e o sinal aqui é muito dificultoso. Além do mais, com toda essa chuva que tem caído tenho mantido o meu computador desligado por conta dos raios, já queimei uma televisão por causa disso, aqui não tem pára-raios ( agora vê, acostumada com cidade grande, achei que no mato poderia existir um pára-raio - só eu mesma). Espero que compreenda.
A medida do possível vou colocando as histórias, com a lentidão de sempre.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... agradece mais uma vez a sua visita esperando que volte sempre.
BOM DOMINGO.
Saudações Florestais !
http://www.silnunesprof.blogspot.com
Oi Maria!seu trabalho é cada vez mais instigante e por isso ganhou mais um selinho! Veja no PC e a Criança e coloque no blog!Parabéns
ResponderExcluirOlá, Rocio!
ResponderExcluirAo ler seu comentário sobre a Escola do Outeiro lembrei que foi um "empurrão" que levei quando na semana pedagógica / 2009 na EE Dr. Freitas o Prof. Marcelo falou do trabalho daquela Escola. E valeu como incentivo, e criei o meu blog. Por falar em concurso, este ano também a referida Escola ficou entre as classificadas.
Quanto a você, parabéns! Leio sempre suas mensagens em blogeducativos. E como são interessantes!