terça-feira, 24 de novembro de 2009

Edublogueiros: reescrevendo o princípio educativo de educar pela pesquisa


O Pará revitaliza escolas estaduais através de concurso de blogs em duas modalidades: de escolas e a outra de professores, ajudando a mobilizar cotidianos, percepções, idéias, conhecimentos, relações, criatividades e autorias. Sucesso garantido a toda comunidade envolvida.

Há poucos dias, navegando pela net, encontrei os blogs de 19 professores participantes do I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará 2009, através do CTAE, e fiquei muito contente com a iniciativa desse evento promovido pela Seduc que dinamiza o uso de blog na educação. Nas escolas estaduais! Parabéns a todos que chegaram a esta fase. São vitoriosos!


A nova etapa requer novas exigências, não só bom design ou boas postagens de conteúdos que desvelem a práxis interativa, mas, como constroem suas linguagens e buscam cultivar leitores virtuais, em sua dinâmica, estabelecer links e conquistar bons comentários para juntos a outros na rede, potencializar o conhecimento coletivo e a construção de sentidos a se renovar, personalizar, entrecruzar e pluralizar suas leituras de mundo, os seus lugares de vida, os discursos representados que devem culminar na constelação multicultural e necessária da/na escola sem paredes e para além de seus muros. Apesar de hoje alguns tão vulneráveis, frágeis... A educação pode mudar. É o nosso compromisso.


A pedagogia de projetos pode ressignificar a concepção de currículo, desdobrar-se e ampliar ações integradas e promotoras do processo interdisciplinar. Alguns questionamentos vem a cooperar com o processo de construção do perfil desse novo, amplo e aberto ambiente pedagógico, a informática educativa promovida no laboratório de informática disponível, na escola ou na comunidade, define a janela para o mundo, assim se faz necessário re-olhar:


- a identidade construída pela equipe do "laboratório de informática" da escola;
- as referências identitárias de sua imagem e suas afirmações na comunidade escolar;

- o objeto de pesquisa desse ambiente pedagógico;
- os impactos provocados nas aprendizagens.


Acerca da modernidade e de como os novos recursos tecnológicos vão se assentando e ocupando o território pedagógico da escola, encontrei o vídeo abaixo no
Blog da Tati Martins:
Em conversa com o Professor Pedro Demo, via e-mail, tomei conhecimento acerca do livro "Educação hoje: 'novas' tecnologias, pressões e oportunidades", editado pela Atlas e lançado no começo deste ano, em que discute sobre a “web 2.0” e a sua relação com educação. Em nossas habilidades metacognitivas e desenvolvimento, tomamos consciência hoje de que o professor aprende a "ser pedagogicamente correto, como o profissional da aprendizagem, e tecnologicamente correto, como profissional do século XXI" (DEMO, 2009). O que nos espera? Vem vindo por aí a nova onda do Google, que promete revolucionar a forma de comunicação na web, veja aqui e aqui.

O uso das novas tecnologias desperta interesse, remexe bastante com alunos "desmotivados", por isso se torna estimulante e desafiante desenvolver a mediação pedagógica e nos mais diferentes ambientes, mas é necessário que seus protagonistas reúnam e rediscutam interfaces, competências, habilidades, técnicas, meios, recursos para reinventar a educação e não se sintam desprovidos desses conhecimentos e de formação continuada.

Cabe a nós professores voltar o nosso olhar não só para a nossa própria identidade, e que junto a outras e de outros grupos estão sempre em processo, capaz de reconstruir relacionamentos em diferentes espaços e tempos de aprendizagens, que inclui o saber incorporar a globalização midiática na práxis com qualidade e pertinência.


Face às nossas realidades culturais e contemporâneas, de passos acelerados e por vezes energéticos, indecisos, contraditórios, tensos, estressados, Paulo Freire (1996) nos sacode e nos convida a repensar a violência, as relações, os medos, as ansiedades, os sonhos, as esperanças e a tocar na palavra ética, e de como se aplica ao uso do computador e da net enquanto recursos de interação, equidade e qualidade de vida. É um alerta para ao estarmos ligados no mundo a gente não se desconecte de nosso próprio mundo, sabendo potencializar o uso
de tecnologias integradas e o das múltiplas inteligências relacionando-as sempre à educação para o sensível.

“Se sonhamos com uma sociedade menos agressiva, menos injusta, menos violenta, mais humana, o nosso testemunho deve ser o de quem, dizendo não a qualquer possibilidade em face dos fatos, defende a capacidade do ser humano em avaliar, de compreender, de escolher, de decidir e, finalmente, de intervir no mundo”. (FREIRE, Pedagogia da Autonomia, 1996, p. 58-9).
A canoa virou, e eu deixei ela virar... Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar...”



- Para onde vai o barco? Para onde queremos que o barco vá? (Rubem Alves, Conversas com quem gosta de ensinar).

Para os 19 professores participantes desse momento histórico da educação paraense a ampliar suas possibilidades pedagógicas diante da rede de computadores e novos relacionamentos e aprendizagens, encontrei e filtrei o poema de Quintana como bom fortificante: "existe uma idade para a gente ser feliz... para a gente se encontrar com a vida... em que a gente pode criar e recriar a vida... e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO". (Quintana, A idade de ser feliz).

10 comentários:

  1. Olá, Rocio!! Que cantinho delicioso pra gente bater um bom papo sobre educação!! Parabéns pelos textos maravilhosos,que refletem a paixão com que você tece a educação. Um forte abraço da Jamille.

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  2. Oi, Rocio!
    Texto como sempre bem tecido e prazeroso de se ler.
    Os blogs invadiram o chão da escola e vieram para causar um impacto na educação publica paranse. Eu nunca duvidei disso,e sempre afirmei que isso acontceria desde que fiz a primeira oficina de criaçã de blogs (em 20070 e orientei os primeiros blogs de escolas e professores da rede publica (estadual e municipal, como bem o sabes).
    Fico contnte quando vejo toda escola querendo um blog, todo professor fazendo seu blog.
    Soube pelo Jornal da Manha (radio cultura) que a governadora ontem recebeu alguns blogueiros pra um bate-papo! Que blogueiros foram esses? Onde está o resultadodesse bate-papo?
    Franz

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  3. Oi Jamille,
    É um prazer tê-la neste cantinho, bater um gostoso papo sobre educação, a Vida, o belo, as alegrias culturais... Estarei sempre à disposição para colóquio inteligentes, sensíveis e solidários. Volte sempre! Nos encontramos por aí nas vias da net.

    Oi Franz,
    Não soube desse bate-papo da governadora. Você é a nossa referência pela iniciativa e desenvolvimento do trabalho. Se aqui estamos nesse movimento edublogueiro devemos a esse seu olhar visionário. As escolas e os educadores não serão mais os mesmos, as mídias entraram com qualidade no dia-a-dia dos profissionais da aprendizagem e do século XXI.
    Vamos aguardar a chamada! Você merece!
    Um abraço!

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  4. Oi, passei por aqui para também participar desta conversa, conversa sobre blog, sobre educação, sobre poesia, sobre o papel do professor diante das mídias....
    Tantos caminhos para seguir na conversa advém do seu texto, que para nós tornou-se um bom pretexto para alongá-lo e postergar o ponto final.
    Um abraço,

    Marcelo Carvalho

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  5. Olá querida! Passei aqui e vi que, como sempre, as reflexões "rolam" como as pedras e não criam limo!
    Passei também para te convidar para assistir o programa Contraponto, produzido pela TV PUC que irá ao ar na sexta dia 27 as 16:30 e no domingo as 14:30, no canal 11 da Net TV. O tema é o "nosso" - Leitura - e eu participei de um dos blocos. Um pouco nervosa na hora... mas encarei e acho que deu para dar um, ainda que breve, recadinho. Um beijo,

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  6. Passar por esse blog... Parar para uma boa leitura... Nada me dá mais prazer nessa rede do que visitar blogs e encontrar postagens que nos chamam para refletir. E esta postagem dá margem pra muito papo. Fico com uma pontinha de inveja ao ver como alguns estados valorizam a interação de professores e alunos blogueiros por aí vejo o quanto ainda estamos "engatinhando" nesse sentido. Acredito que começamos a dar os primeiros passos, ainda bastante lentos porque conheço pouquíssimos blogs ativos de professores do meu estado, a bem da verdade só interajo com um blog de professora capichaba. O que importa é que estamos abrindo caminho e motivando muitos colegas e alunos a pelo menos criarem o hábito de visitar blogs educativos, a entrar em contato com esse mundo encantador de blogueir@s encantadores. Meus alunos lá da "Roça" quando tem oportunidade de ir à Lan House do distrito mais próximo não deixam de visitar o Alfabetização em foco e descobrir outros blogs nos links. Já é um caminho...

    Bjus...

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  7. Oi Meninas,
    Fico contente com a visita sempre renovada de vocês. Quero lhes dizer algo: aqui na Ilha de Caratateua (Belém-Pa), tem a Escola Estadual do Outeiro, que ganhou no ano passado o I Concurso na categoria Blogs de Escolas, e pasmem, não possui laboratório com internet, os alunos e toda a comunidade postava fora. Por isso o incentivo que vocês dão aos alunos aí da Roça é com a mesma boa energia pedagógica dada pelos educadores dessa escola aos alunos ilhéus e ribeirinhos - e que fazem toda a diferença, não é mesmo? Então vamos lá! De grão em grão...

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  8. BOM DIA!
    Nossa, que belíssimo depoimento. Eu adoro esses projetos, aprendemos muito com eles. Como se consegue uma cartilha dessas autografada ? magnífico trabalho, parabéns !
    Antes de mais nada estou aqui para agradecer a visita e seu comentário tão significativo para mim. Eu ando um pouco ausente, minha conexão anda péssima, lentíssima. Como já havia dito, eu moro dentro de um pedacinho da mata Atlãntica e o sinal aqui é muito dificultoso. Além do mais, com toda essa chuva que tem caído tenho mantido o meu computador desligado por conta dos raios, já queimei uma televisão por causa disso, aqui não tem pára-raios ( agora vê, acostumada com cidade grande, achei que no mato poderia existir um pára-raio - só eu mesma). Espero que compreenda.
    A medida do possível vou colocando as histórias, com a lentidão de sempre.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... agradece mais uma vez a sua visita esperando que volte sempre.
    BOM DOMINGO.
    Saudações Florestais !
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

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  9. Oi Maria!seu trabalho é cada vez mais instigante e por isso ganhou mais um selinho! Veja no PC e a Criança e coloque no blog!Parabéns

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  10. Olá, Rocio!

    Ao ler seu comentário sobre a Escola do Outeiro lembrei que foi um "empurrão" que levei quando na semana pedagógica / 2009 na EE Dr. Freitas o Prof. Marcelo falou do trabalho daquela Escola. E valeu como incentivo, e criei o meu blog. Por falar em concurso, este ano também a referida Escola ficou entre as classificadas.

    Quanto a você, parabéns! Leio sempre suas mensagens em blogeducativos. E como são interessantes!

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