sexta-feira, 3 de junho de 2011

A paz ainda é um sonho possível...

Para Jonatha, do 4o. ano (terceira série): "a Paz está nas nossas mãos".
- Como construir a Paz? É o nosso desafio atual. Segundo Maturana e Varela (2005, p. 11), "nós nem sempre aceitamos as perguntas que nos são formuladas, ainda quando dizemos que as aceitamos. Aceitar uma pergunta significa mergulhar-se na procura de sua resposta".


Estou trazendo aqui a música que cantamos na escola e que, enunciei na postagem anterior, clique aqui para conhecê-la. Não sabemos ainda a autoria, mas, estamos chegando lá. Se souber nos ajude. Com ela fechamos a segunda etapa do projeto sobre fenômeno bullying na percepção de alunos e alunas da nossa escola. A questão para as equipes era problematizar a violência e encontrar uma solução possível. O primeiro momento consistiu nas percepções e representações do alunado, articulando memórias e o novo como forma de nos fortalecer diante de nossos medos, vergonhas, tristezas, isolamentos...


Vamos relembrar, a vinheta de final do ano 1990-1991, da Rede Globo de Televisão...


Os alunos e as alunas ficaram muito emocionados, colocamos a música conseguida por um conhecido e montamos um vídeo com as imagens de violência encontradas na net e outro vídeo com as imagens da escola, do alunado, em diferentes atividades pedagógicas, e suas relações aprendentes.
"Um mundo novo é possível", na opinião do aluno Luiz, do 7o. ano (sexta série).
"Todo conhecer faz surgir um mundo" (Maturana e Varela, 2005, p.35). Isto que nos anima a aprender, porque o "conhecimento não é passivo - e sim construído pelo ser vivo em suas interações com o mundo -, a postura de só levar em conta o que é observado deixa de ter sentido" (id, p. 16).


Referência
MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 5 ed. São Paulo: Palas Athena, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário