terça-feira, 23 de março de 2010

Blog e leitura: sensibilidade à flor da pele


Leitura é cobrança? É exigência de ensino? Ou estamos mais preocupados em re-olhar as situações de leitura a que os alunos estão expostos. Ler para gostar de ler. O aluno escreve mal porque lê pouco. Outra questão que nos chama a atenção: quem cria um blog e o mantém? Quem pratica a leitura, dialoga com seus colegas, tem a sensibilidade à flor da pele.

Por que escrevo isso? Bem, hoje me deparei com um questionamento da colega Natânia do Grupo "Blogs Educativos", após ter trabalhado nos três turnos da escola. E cheguei até o seu "Brasil:
História e Ensino" e no post referente deixei um comentário colocando outras reflexões acerca de sua inquietação sobre o vocabulário dos alunos, e o desânimo pela talvez "impotência" diante do vivido, uns cinco minutos que temos de vez em quando, mas, que nos impelem a buscar alternativas. Assim nascem importantes e significativos projetos pedagógicos.

A escola é o lugar privilegiado para o ensino da leitura e escrita e esse é um compromisso de todas as áreas e não específico de professores de Letras. Ela é de História. Daí a importância de desenvolvermos projetos interdisciplinares cujo tema/problema da leitura transversaliza. E ao final, o que queremos? Conseguimos mudar o quadro? É mérito de quem? De um conjunto de educadores.

Podemos dizer que na escola aprendemos por duas vias: a aprendizagem das utilidades que nos dão meios para viver e a aprendizagem das fruições que nos dão razão para viver. É o currículo da vida!

Geralmente, alunos da EJA, querem aprender conteúdos relacionados à praticidade, às coisas da vida real. O que significa discutir, segundo eles, sobre comércio, dinheiro, compra, venda, lucro, qualidade e quantidade de mercadorias... O ensino parte daí do interesse deles.

Mas, qual é o nosso contraponto e maior desafio? É despertar o que eles ocultam, tem medo ou se inibem. A vida fê-los muitas vezes fugir da poesia, do encantamento, das fruições, da liberdade do espírito, dos processos criativos.

Podemos aliar, a partir de seus interesses, temas dos desejos e apimentar/adocicar/renascer sentimentos e emoções ocultas. A educação para a sensibilidade remexe e desperta outros sentimentos, revigora expectativas e perspectivas de vida.

"Pau que nasce torto morre torto"? Talvez não olhemos mais como fatalismo as palavras de Saint-Exupéry, e consigamos enxergar a pulsão que elas nos encaminham: "Ninguém te sacudiu pelos ombros quando ainda era tempo. Agora, a argila de que és feito já secou e endureceu e nada mais poderá despertar em ti o místico ou o poeta ou o astrônomo que talvez te habitassem".


A argila nos possibilita uma excelente terapia, o toque, o amassar, a temperatura, a mistura, a forma, as possibilidades e suas venturas. Vamos modelar nossa aprendizagem? Vamos remodelar nossos sentimentos? Vamos dar vida às leituras? Ao tom da nossa voz leitora? Quantas releituras!

É o amor pelo poema que faz com que o amado se depare com a necessidade de escrever para sua amada e aprender literatura. É o olhar das estrelas e o mistério que cobre o enigma do universo, a pretensão de descobrir o manto sagrado que nos envolve que provoca o desejo e a vontade de estudar astronomia. A ciência das ciências. A ciência de todos os tempos. A base da filosofia surge quando o homem deixa de olhar o chão que pisa e ergue a cabeça para os céus e abre um gostoso "OOOHHHHHH!!!!!!".

A leitura das estrelas nos faz olhar o chão sob nova perspectiva. Além do "Ivo viu a uva", a leitura desse chão não nos afastará de sonhar com o vôo dos pássaros, da águia que perde suas penas, bico e unhas depois de velha, e renasce bela e formosa.

É tempo de ler, revisitar leituras e alcançar novas outras. É tempo de projetos na escola que dinamizem a leitura por utilidades mas que possibilitem a leitura da fruição.

Ensinar é objeto do amor! Os blogs e as conversas entre colegas nos dão motivos para mais dizer e amar o ofício da leitura e da escrita porque nela buscamos estar com outros... E nessa corrente aprender! Vamos continuar fluindo juntos nessa virtualidade da vida. Somos virtuosos. Por que não? As estrelas continuam aí no manto sagrado. Vamos revigorar nosso chão? Revitalizar o entrelugar e descortinar o chão de estrelas?

7 comentários:

  1. Oi, Maria!
    Agradeço seu comentário no blog. Acho que temos um desafio muito grande atualmente e tente a ficar maior. Imagino se os novos professores que estão saindo agora do meio acadêmico têm idéia da grande dificuldade que irão encontrar no seu ofício. Antes dizia-se que a educação ia mal por falta de acesso à meios de comunicação, livros e mídias. E agora que as temos? Qual é problema? Acho que só podemos encontrar a raiz do problema e buscar soluçãoes através do debate e da troca de experiências. Mesmo assim, vejo a relutância de muitos colegas nesse sentido. Enfim, o nosso ofíco tem apresnetado novos desafios, me pergunto se estamos prontos para eles.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito o que escreveste! Um desafio nosso, como educadores, é justamente despertar nos outros o prazer de ler, por simples prazer mesmo. Ler para para refletir, para se divertir, para chorar, para descobrir, para sentir a vida!
    Muito bacana seu blog! O vi no blog na Adrianne. E estarei te acompanhando,tá?

    Bjs e sorrisos,
    Isabele.

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria!
    Por coincidência estava escrevendo um post sobre o incentivo da leitura, pois sinto que o desafio é muito grande na escola e que as tecnologias podem tornar as primeiras experiências das crianças neste mundo de sonhos e encantos bastante atrativos. Penso que devemos ler e ensinar a ler por prazer não como um instrumento pedagógico.

    Maira Miranda
    http://profmairatarrago.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Natânia. Isa e Maira!
    A leitura é um tema instigante e apaixonante, e o que é melhor faz parte do mundo feminino, a entrega, o deleite, a fruição, a criação, a intuição, o deixar-se, o descobrir-se mais pelo e com o outro. Há algo que vem inquietando, é pelos números atuais da escola, por que as mulheres resistem mais ao ensino e os meninos sentem mais dificuldades nas aprendizagens. Bobagem? Os números falam muito que isto é uma questão de gênero e será a próxima postagem minha. Algo que estou vendo no ensino médio e na EJA da escola em que atuo como coordenadora. Muito legal tê-las por aqui contribuindo com a discussão em favor da leitura e dos intertextos. Vou passar por lá!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Já dizia Paulo Freire. Bela postagem, amiga.
    Estou sem internet tendo que apelar para lanhouse, coisa que não gosto muito. Por isso a minha ausência.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  6. Que texto magnífico! Quantas letras atapetando o caminho para que o meu caminhar seja mais suave! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá Julieta!
    Que prazer enorme em conhecer uma leitora como tu também sensível e que atapeta nosso caminhar, me fez voltar e contar um ano e oito meses dessa postagem... adoro reler e mais saber que essas linhas virtuais também ajudam as pessoas a se reencantar e reinventar as trilhas da escrita.
    Até! ;D o/

    ResponderExcluir