domingo, 30 de maio de 2010

Selinho Fabuloso: toque de afeto


Recebi este selo de duas grandes mulheres aqui do Pará: primeiro recebi o toque da talentosa amiga Daniela, bióloga, fotógrafa e blogueira fantástica que nos faz conhecer as maravilhas de seus clics sensíveis de sua "Maria Benedita", sempre alerta e cheia de bossa, conheça-a em "Lela Orca"; o segundo toque veio da querida tutora do Mídias na Educação Pará, Jamille Galvão, que me acolheu com tanto carinho em sua turma Castanhal 2, pois, estava eu quase desistindo do curso na expectativa da cirurgia nos joelhos e por este motivo ausente fisicamente da escola, embora continue trabalhando em casa...

Pelos dois afetuosos motivos resolvi dar continuidade à brincadeira e dos toques de afetos recebidos espalho para outras amigas, porém, aqui quero fazer uma reflexão e modificação. Temos dois cérebros, composto por dois hemisférios direito e esquerdo. O direito é o que sente, o emocional, o que recebe tudo o que é abstrato e dele retira informações a serem processadas pelos sentidos. O esquerdo é o que aciona os mecanismos cognitivos, classifica as informações, compara com as já existentes, faz cálculos, previsões, emite alarmes e determina procedimentos. Às tais funções se qualificam os lados em feminino ou masculino, cujas conexões nos integram como seres inteiros, completos.

Pensando nessa inteireza toda ecoando, vou dar sequência ao jogo dos afetos e “linkar” dois colegas e mais três colegas, pois, segundo a idealizadora do selo do "Aninha fazendo arte" posso escolher no mínimo cinco [pessoas inteiras] que considero fabulosas...

Escolho...
1. O quarteto da Lenira, do “
Alfabetização em foco”;
2. A simplicidade maravilhosa da Adrianne, em “
Mevitevendo”, está uma delícia passar por lá, com certeza vão gostar do “pequenos prazeres”, último post dela. Aproveitem e naveguem nos demais.
3. E a “menina” que me encanta em sua sensibilidade, a IsaBelle em seu “
Pedra do Sono”, título interessante...

E aqui vem o diferencial, valorizando e personificando os nossos outros lados especialíssimos, pela sensibilidade e criticidade de suas postagens, orientações, definições, visitas, incentivos e abraços virtuais...

4. Aquele que vive “
Catablogando Saberes” e nos encantando em sua performance de educador físico: Max Martins.
5. E o mestre sensível que desperta educadores na arte de blogar e bricolar através da informática educativa: Franz Kreuther, nas atividades presenciais ou em seu "
este blog é minha rua". Assim ajuda a desconstruir, tecer, integrar, comunicar e difundir conhecimentos no processo de formação continuada de professores e suas escolas, acreditando no desenvolvimento tecnológico da educação pública aqui de Belém e do Estado.

Como parte acrescentada do jogo, devo ainda dizer as coisas que me deixam triste e as que me deixam feliz. Faz parte de uma pequena modificação do selo original...
As coisas que me deixam triste são: ver um aluno saindo da escola sem rumo...
As coisas que me deixam feliz: as aprendizagens que fazem sorrir, vibrar e nos humanizam ainda mais em nosso espaço de relações aprendentes e interdependentes.

Para saber mais:
BLOISE, Paulo V. O tao e a psicologia. São Paulo: Angra, 2000.
SPRINGER, Sally P.; DEUTSCH, Georg. Cérebro esquerdo, cérebro direito. 2 ed. São Paulo: Summus, 1998.
Imagem 1: http://aninhafazendoarte.blogspot.com/
Imagem 2: http://anseios.files.wordpress.com/2008/05/abraco.jpg
Imagem 3: http://www.vivapernambuco.com.br/site/images/stories/Pingo_D-Agua.jpg

6 comentários:

  1. Ô, querida! Obrigada pelo carinho! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Rocio, muito obrigado pelo selo, mas muito e muito mais pelas palavras tão cheias de consideração e afeto fraternal. Irei colocar o selo "Mulheres Fabulosas" no "Este Blog...", mas ainda não sei como(Heheheeee!!....)

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Esse selinho realmente já rolou bastante. Fico feliz em saber que existem tantas mulheres fabulosas nesse mundo afora.
    Bjks....Aninha

    ResponderExcluir
  4. Maria,

    Obrigado pela lembrança e pelo carinho, mas estou com a mesma dúvida do Franz: de que jeito eu coloco o selo no meu blog. Imagino que seja através de um widget de imagem (elemento de página).

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Franz e Max,
    Este é um belo desafio, que com certeza surpreenderá a todos. É um novo tempo!
    Abraços criativos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Aninha!
    Que prazer tê-la por aqui, a autora dessa brincadeira e deste selo fabuloso - no estilo de sua "bricolagem" maravilhosa, mas, incrível ainda será ver a releitura que os nossos amigos "guerreiros - pessoas tão fortes tão frágeis... [que] precisam de ternura... da própria candura" irão nos proporcionar.

    ResponderExcluir