quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2011: brinde afetivo e aprendente

O que desejo para 2011? Muito amor para vocês. Amor nos dá felicidade, saúde e sentido na vida. Com amor conseguimos fazer milagres.

Educação sem amor faz com que os olhinhos das crianças fiquem tristes, dispersos, irrequietos...

Com afetividade os caminhos se encontram. O afeto é o motor da inteligência, da criatividade!!! O afeto é essencial na aprendizagem. Afetamos alguém. Somos afetados pelo outro. Nos atritamos, nos tocamos, nos amamos. Transcendemos! Transformamos.

Renovamos.

O afeto acorda a inteligência. Despertamos para o mundo. Paralelamente ao desenvolvimento cognitivo ocorre o desenvolvimento afetivo e o social. As estruturas afetivas também são construídas e reconstruídas, assim como, nas estruturas cognitivas. Co-oper-amos (pensar e agir com o Outro – para o Outro) e aprendemos juntos, em nossos estilos e diferenciais. Somos interdependentes!

Convido vocês a me incluir na travessia do ano que já vem chegando. Aceitam? Vamos passar juntinhos? A pequenina dose de ousadia neste convite é para me dar umas férias, estou terminando as pesquisas da escola, reunindo saberes multimodais, palavras, desenhos e os não-ditos dos alunos.

Volto mais energizada! Volto querendo modificar a forma de dizer, interagindo com a escola da vida através da vida na escola.

O que eu mais gostaria em 2011? Aprender com as crianças menores sobre a forma como representam seu mundo e se relacionam com a Vida.


O que pensei em fazer como último post? Adorei a idéia de meu amigo Sérgio Lima, que escolheu os cinco melhores textos dele, boa autocrítica, muita variedade, bons comentários de seus leitores. Estou um pouquinho sem tempo para este desafio. Talvez no decorrer do primeiro semestre de 2011... Sem procrastinar, hem Max? É mesmo uma arte. Ali no blog dele reaprendi o sentido. 

Escolhi para vocês leitores do Aprendências um gif, este aqui bem engraçadinho...
- Boa troca afetiva!!!


Queridos e Estimadas Leitoras, não reprimam suas emoções: beijem muuuuuiiiitcho, abracem árvores, energizem-se, abracem gente, alegrem-se, abracem bichanos, aus-aus e os outros bichitos, ah! e bem gostoso, digam “eu te amo” e também para si mesmos, enfim, sejamos simplesmente felizes! O toque afetivo foi da amiga virtual Sonia Silvino.

Frases significativas dessa equação de amor: afetividade + inteligência = aprendizagem mútua. Afetamo-nos uns aos outros. Não vivemos sós. Viva a nossa interdependência!

As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas. Elas têm contribuído em demasia para a construção de neuróticos por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de dores”.  (Saltini, p.15)

"A serenidade e a paciência do educador, mesmo em situações difíceis faz parte da paz que a criança necessita. Observar a  ansiedade, a perda de controle e a instabilidade de humor, vai assegurar à criança ser o continente de seus próprios conflitos e raivas, sem explodir, elaborando-os sozinha ou em conjunto com o educador. A serenidade faz parte do conjunto de sensações e percepções que garantem a elaboração de nossas raivas e conflitos. Ela conduz ao conhecimento do si-mesmo, tanto do educador quando da criança" (SALTINI, p. 91).

Referência
Saltini, Cláudio João Paulo. Afetividade e inteligência. 4 ed. Rio de Janeiro: DPA, 2002.

6 comentários:

  1. Mando muitchas boas energias para ti neste ano que se incia, querida! Que 2011 lhe venha com muitos amores!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bele Bela!!
    Boas energias trocadas e vindas de uma poeta, olhar sensível, texto fluente, escritas energizantes! Seu blog nos refrigera dia-a-dia, bom refúgio, inspirador... Muito bom ir lá...
    Que em 2011 continue a nos encantar!
    Muitos amores para você também!

    ResponderExcluir
  3. Que fofo, amiga! Adorei!
    Feliz 2011, queriiiida!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sônia!
    Este teu fofinho aí abraça e está bem abraçado, hem?
    Tudo de bom procês!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maria

    Como já havia dito, estou com um pé em 2011 \o/

    No que depender de mim, estarei sempre por aqui.
    Desejo que você alcance seus objetivos e realize alguns sonhos em 2011.
    Que seja um bom ano para todos nós!

    Um superbeijo, extensivo à família.

    ResponderExcluir
  6. Ei Max,
    Penso que a esta hora já deve ter mergulhado de corpo inteiro em 2011, não é mesmo? Aqui não temos horário de verão. É verão o ano inteiro! (rsrsrs!) Dias de mais chuvas e uma pequena queda na temperatura que não é menos que 18C por essa época de verão no Sul.
    Que bom presentificar nossa amizade na blogosfera como forma de nossas aprendências mútuas. Você com seu conhecimento virtual complementa nossa modesta forma de blogar.
    Abraços com luzinhas quintanares de muitas esperanças!!!!
    PS. Não sei fazer estrelinhas com os sinais gráficos. Então imagine-as bem líricas e bastante humoradas(hehehe!).

    ResponderExcluir