O que conecta o sentimento do Natal há tantos séculos? O que faz a magia desta data?
O Natal lembra o enigma dos rituais que ocorrem em cada troca de estação, prenúncios de verão. A luz do Sol energiza o potencial dos seres naturais. Natal, natalício, vida nova a renovar espécies.
Os napônicos são lá do norte da Europa e como todo povo indígena do mundo inteiro tem direito de manter e desenvolver a sua própria língua. A mudança de estação é muito esperada para quem por lá vive um clima de longo inverno e impiedoso por quase 200 dias anuais, abaixo de zero, alguns dias 30C negativos ou mais. Para eles o Sol tem significado muito especial. Algo sagrado. Mágico. Grávido de esperanças.
Natal. Sol. Vida nova. Claridade. Sementes. Plantios. Regas. Flores. Cultivo de paz. Fraternidade. Esperanças.
Por lá o Sol da Meia- Noite, a Aurora Boreal, fenômenos naturais fazem sentir a Terra tocar o Universo.
Sauna é palavra incorporada ao ritual indígena dos povos sami ou napônico. Purificação dos corpos vinculada com o calendário agrário e folclórico. Casamentos e Colheitas. Fertilidade. Sauna, Sol, Suor, Alegria. Novo natalício. Purificação. Longevidade. Na Lapônia, a sauna finlandesa, assegura ao Pai Natal tamanha longevidade.
Do banho de sauna ao banho de Sol. É dezembro.
Tempo sagrado e consolidado pelos índios de lá. Milênios. De onde vem o espírito natalino. Para eles: “o Natal é a melhor festa, e o pobre é o melhor convidado”.
O ritual começa com o pôr do Sol do dia 24 de dezembro, a interminável noite hibernal vai se despedindo e a boa estação não está mais longe. As crianças oferecem arroz e leite para as renas e pensam no presente. Dias mais alegres. Férteis. Cheios de Luz. Por quê? Ora, lá vem o SOL...
Há quase 80 anos, um programa de rádio infantil de lá afirmou que o Papai Noel vivia na montanha dos arredores de Romaniemi, no Estado da Lapônia, situada no círculo polar, no topo da Terra. Espalhou-se por toda a Terra e milhares de cartas por dia e do mundo inteiro chegavam no posto de Correios daquele país. Anualmente, as tantas gentes correm para receber as benções esperadas pela reputação, ou melhor, oferenda de seus comportamentos exemplares.
A Literatura Infantil nos presentifica a versão de Hans Christian Andersen, do Sol, do calor humano bastante esperado pela “Pequena Vendedora de Fósforos”, em tempos de muito frio e solidão no meio das gentes tão ocupadas em final de ano. Atarefadas. Extasiadas. Ela passa invisível. E sonha. Imagina. Feliz e aquecida. Ao estilo de Andersen. Infância pobre como a sua. Rica em Imaginação.
No Brasil de Monteiro Lobato, na década de 1920, já se falava de um natal regional, políticos nacionalistas, recriaram o “Vovô Índio” lobatiano, ressignificando a versão do Pai Natal, o folclore dos povos nórdicos, o milenar ritual indígena de lá. O vovô cafuzo, meio índio meio negro, por aqui fazia brinquedos de madeira, artefatos construídos a serem entregues no Natal ou Dia de Reis. Brinquedos rústicos contrapondo-se ao industrializados, aos importados.
Nos tempos atuais, os Correios por aqui assimilaram a tarefa de receber cartinhas de milhares e milhares de crianças. E os adultos se mobilizam para atender o espírito natalino que une as pessoas revisitando rituais e desejando as benções do Menino Jesus. Nova vida. Vida nova.
E assim, diante do sentimento que nos atravessa, desejo a todos Feliz Natal!
Que todas esperanças e sonhos possam se realizar dessa promessa de felicidade que nos fazemos e a outros. Desejos infinitos de que possamos fazer as gentes daqui ou de outros lugares mais felizes. E a nossa oferenda? O que fizemos de bom para merecer apreços?
Em terra tupiniquim de papagaios, araras, preguiças, peixes-bois e antas, temos Sol o ano inteiro, como aqui no Norte, cujo inverno beira no máximo a 18C. Talvez alguns dos brasileiros precisem, sem tanto marketing, rever conceito de dignidade, amizade, respeito e uma ficha mais limpa... 2011 será melhor!!
Imagem 2: http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2010/04/pequena-vendedora-de-fosforos-curta.html
Sem maldade http://bandasetevidas.blogspot.com/2010/11/nesse-natal-seja-legal-com-o-brasil.html
ResponderExcluirOlá Rod,
ResponderExcluirPubliquei teu comentário/link pelo vínculo temático sobre "Vovô Índio", assim podemos estar conectados nesta discussão e nossos leitores.
Gostei da tua discussão.
Nesta daqui quis entender que Monteiro Lobato conhecia o folclore do "Pai Natal" e suas raízes indígenas e assim quis fazer contraponto com o nosso clima e com nossas raízes tupiniquins...
Afinal, ambos falam de lago sagrado: a beleza interior humana e suas oferendas e purificação...
Abraços virtuosos!
Oi, Maria!
ResponderExcluirUm lindo Natal pra ti tbm, querida! Que sua árvore esteja enfeita dos mais belos sentimento e desejos.
Adoro você um monte! Fostes um belo presente que ganhei em 2010, viu?
Abração em ti!
Oi Isabele!
ResponderExcluirQue nossos lindos natais nos ajudem a ajudar ainda mais as pessoas e a cumprir com a missão que Ele nos ensinou.
Adoro você também e foi muito bom compartilharmos saberes neste início de blogagem.
Outro abração!
Querida Maria,
ResponderExcluirPassei pra desejar um Feliz Natal, cheio de amor, paz e luz no seu coração e de toda a sua família. Também, aos leitores do Aprendências.
Espero que continuemos caminhando juntos em 2011 e que o ano seja repleto de alegrias e realizações.
Beijos afetuosos, extensivos à família. =)
Max,
ResponderExcluirÉ muito bom receber votos de Feliz Natal e através da data toda a esperança de um Mundo Melhor e todo o Amor que nos faz ser pessoas Melhores e vinda ainda de um amigo especial como Você.
A Vida que nos conecta ao Universo/Multiverso no fará companheiros de muitos e maravilhosos diálogos atravessando 2011.
Retribuo daqui beijinhos afetuosos a todos daí e em especial um cafunezinho no Marley.
Muitas flores, muitos sorrisos e muita paz no coração!
ResponderExcluir★ ┊ ★ ┊┊ ★ ┊ ★ ┊
┊ ┊ ☆ ☆┊ ┊ ★┊
★ ┊ ★ ┊ ★ ┊ ★ ┊
┊ ┊ ☆ ☆┊ ★┊ ☆ ☆
☆┊ ☆ ★ ┊ ★ ┊┊ ☆
┊ ┊ ☆ ☆┊ ★┊★┊ ★
☆┊ ☆ ★ ┊ ★ ┊ ☆
FELIZ NATAL!!
Convido-a a ler um post de minha autoria dedicado aos amigos.
Abracos
Olá Márcia!
ResponderExcluirQue bom recebê-la por aqui, adorei as estrelas que trouxeste, também já havia passado por lá, foi algo quase simultâneo.
Renovados votos de "Feliz Natal", alegria e fé que nos inspiram a ser melhores.
Outros Abraços!
Oi Maria querida, o Natal já passou, mas continua dentro da gente. Então, mais beijos e um lindo final de ano, cheio de esperanças para os recomeços diários de todos nós. beijos,
ResponderExcluirLegal Drika!
ResponderExcluirTer você por aqui é mesmo motivo de muita felicidade, concordo contigo o Natal vive com a gente, no sentido da renovação e do Amor Genuíno, valores que nos dão forças para caminhar e atravessar todos os dias de cada ano. Que as bençãos do Menino Jesus te protejam e te confortem quando necessário.
Abraços Afetuosos!
Opa Maria Rocio,
ResponderExcluirQue texto bacana de natal. Apesar do mesmo já ter passado, que 2011 seja um ano tão bom ou melhor que 2010. E que os eventuais contra-tempos de 2010 nos tenham sido oportunidades de crescimento.
bjs
Sérgio,
ResponderExcluirÉ muito bom recebê-lo por aqui, você me enriquece bastante com tuas postagens e contribuições na equipe do Blogs e em outros nichos de discussões importantes.
Sempre acredito que tudo serve para nosso enriquecimento basta sabermos transformar os pesos em leveza, nem sempre é fácil, com sabedoria e amigos como você teremos mais chances de aprendermos juntos.
2011 nos dará 365 dias de aprendizagens.
Outros Beijos!
Oi, querida!
ResponderExcluirAdorei a tua visita!
Vim conhecer o teu espaço também. Te sigo!
Feliz 2011!
Beijinhos!
Vim fazer um,
ResponderExcluir.......|___|... ........|___|...
........|000|... ........|000|...
........|000|... ........|000|...
........|000|... ........|000|...
........|000|... ........|000|...
.........\00/.... .........\00/.... Um
..........\0/..... ..........\0/..... xbrinde
...........||...... ...........||......a nossa..
........._||_.... ........._||_....amizade e que ... tenhamos um
Feliz Ano 2011!!!!!
Obrigada pela sua amizade!
Sônia e Márcia,
ResponderExcluirA amizade de vocês me encanta, os blogs de vocês é um refrigério ao cotidiano e à alma...
2011 está aí batendo na nossa porta, abrindo nossas janelas, acelerando nossos corações, chamando-nos na aurora desse amanhecer renovado.
Tudo de bom para vocês!