segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Aurora Natalina: mundo de paz e longevidade

O que conecta o sentimento do Natal há tantos séculos? O que faz a magia desta data?

O Natal lembra o enigma dos rituais que ocorrem em cada troca de estação, prenúncios de verão. A luz do Sol energiza o potencial dos seres naturais. Natal, natalício, vida nova a renovar espécies.

Os napônicos são lá do norte da Europa e como todo povo indígena do mundo inteiro tem direito de manter e desenvolver a sua própria língua. A mudança de estação é muito esperada para quem por lá vive um clima de longo inverno e impiedoso por quase 200 dias anuais, abaixo de zero, alguns dias 30C negativos ou mais. Para eles o Sol tem significado muito especial. Algo sagrado. Mágico. Grávido de esperanças.

Natal. Sol. Vida nova. Claridade. Sementes. Plantios. Regas. Flores. Cultivo de paz. Fraternidade. Esperanças.

Por lá o Sol da Meia- Noite, a Aurora Boreal, fenômenos naturais fazem sentir a Terra tocar o Universo.

Sauna é palavra incorporada ao ritual indígena dos povos sami ou napônico. Purificação dos corpos vinculada com o calendário agrário e folclórico. Casamentos e Colheitas. Fertilidade. Sauna, Sol, Suor, Alegria. Novo natalício. Purificação. Longevidade. Na Lapônia, a sauna finlandesa, assegura ao Pai Natal tamanha longevidade.

Do banho de sauna ao banho de Sol. É dezembro.

Tempo sagrado e consolidado pelos índios de lá. Milênios. De onde vem o espírito natalino. Para eles: “o Natal é a melhor festa, e o pobre é o melhor convidado”.

O ritual começa com o pôr do Sol do dia 24 de dezembro, a interminável noite hibernal vai se despedindo e a boa estação não está mais longe. As crianças oferecem arroz e leite para as renas e pensam no presente. Dias mais alegres. Férteis. Cheios de Luz. Por quê? Ora, lá vem o SOL...

Há quase 80 anos, um programa de rádio infantil de lá afirmou que o Papai Noel vivia na montanha dos arredores de Romaniemi, no Estado da Lapônia, situada no círculo polar, no topo da Terra. Espalhou-se por toda a Terra e milhares de cartas por dia e do mundo inteiro chegavam no posto de Correios daquele país. Anualmente, as tantas gentes correm para receber as benções esperadas pela reputação, ou melhor, oferenda de seus comportamentos exemplares.

A Literatura Infantil nos presentifica a versão de Hans Christian Andersen, do Sol, do calor humano bastante esperado pela “Pequena Vendedora de Fósforos”, em tempos de muito frio e solidão no meio das gentes tão ocupadas em final de ano. Atarefadas. Extasiadas. Ela passa invisível. E sonha. Imagina. Feliz e aquecida. Ao estilo de Andersen. Infância pobre como a sua. Rica em Imaginação.

No Brasil de Monteiro Lobato, na década de 1920, já se falava de um natal regional, políticos nacionalistas, recriaram o “Vovô Índio” lobatiano, ressignificando a versão do Pai Natal, o folclore dos povos nórdicos, o milenar ritual indígena de lá. O vovô cafuzo, meio índio meio negro, por aqui fazia brinquedos de madeira, artefatos construídos a serem entregues no Natal ou Dia de Reis. Brinquedos rústicos contrapondo-se ao industrializados, aos importados.

Nos tempos atuais, os Correios por aqui assimilaram a tarefa de receber cartinhas de milhares e milhares de crianças. E os adultos se mobilizam para atender o espírito natalino que une as pessoas revisitando rituais e desejando as benções do Menino Jesus. Nova vida. Vida nova.

E assim, diante do sentimento que nos atravessa, desejo a todos Feliz Natal!

Que todas esperanças e sonhos possam se realizar dessa promessa de felicidade que nos fazemos e a outros. Desejos infinitos de que possamos fazer as gentes daqui ou de outros lugares mais felizes. E a nossa oferenda? O que fizemos de bom para merecer apreços?

Em terra tupiniquim de papagaios, araras, preguiças, peixes-bois e antas, temos Sol o ano inteiro, como aqui no Norte, cujo inverno beira no máximo a 18C. Talvez alguns dos brasileiros precisem, sem tanto marketing, rever conceito de dignidade, amizade, respeito e uma ficha mais limpa... 2011 será melhor!!



15 comentários:

  1. Sem maldade http://bandasetevidas.blogspot.com/2010/11/nesse-natal-seja-legal-com-o-brasil.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Rod,
    Publiquei teu comentário/link pelo vínculo temático sobre "Vovô Índio", assim podemos estar conectados nesta discussão e nossos leitores.
    Gostei da tua discussão.
    Nesta daqui quis entender que Monteiro Lobato conhecia o folclore do "Pai Natal" e suas raízes indígenas e assim quis fazer contraponto com o nosso clima e com nossas raízes tupiniquins...
    Afinal, ambos falam de lago sagrado: a beleza interior humana e suas oferendas e purificação...
    Abraços virtuosos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria!

    Um lindo Natal pra ti tbm, querida! Que sua árvore esteja enfeita dos mais belos sentimento e desejos.

    Adoro você um monte! Fostes um belo presente que ganhei em 2010, viu?

    Abração em ti!

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabele!
    Que nossos lindos natais nos ajudem a ajudar ainda mais as pessoas e a cumprir com a missão que Ele nos ensinou.
    Adoro você também e foi muito bom compartilharmos saberes neste início de blogagem.
    Outro abração!

    ResponderExcluir
  5. Querida Maria,

    Passei pra desejar um Feliz Natal, cheio de amor, paz e luz no seu coração e de toda a sua família. Também, aos leitores do Aprendências.

    Espero que continuemos caminhando juntos em 2011 e que o ano seja repleto de alegrias e realizações.

    Beijos afetuosos, extensivos à família. =)

    ResponderExcluir
  6. Max,

    É muito bom receber votos de Feliz Natal e através da data toda a esperança de um Mundo Melhor e todo o Amor que nos faz ser pessoas Melhores e vinda ainda de um amigo especial como Você.

    A Vida que nos conecta ao Universo/Multiverso no fará companheiros de muitos e maravilhosos diálogos atravessando 2011.

    Retribuo daqui beijinhos afetuosos a todos daí e em especial um cafunezinho no Marley.

    ResponderExcluir
  7. Muitas flores, muitos sorrisos e muita paz no coração!
    ★ ┊    ★ ┊┊   ★ ┊  ★ ┊    
    ┊   ┊ ☆   ☆┊ ┊     ★┊  
      ★ ┊    ★ ┊ ★ ┊ ★ ┊
    ┊   ┊ ☆   ☆┊    ★┊ ☆ ☆ 
    ☆┊   ☆   ★ ┊    ★ ┊┊ ☆   
    ┊   ┊ ☆   ☆┊    ★┊★┊ ★
    ☆┊ ☆   ★ ┊    ★ ┊ ☆
    FELIZ NATAL!!
    Convido-a a ler um post de minha autoria dedicado aos amigos.
    Abracos

    ResponderExcluir
  8. Olá Márcia!
    Que bom recebê-la por aqui, adorei as estrelas que trouxeste, também já havia passado por lá, foi algo quase simultâneo.
    Renovados votos de "Feliz Natal", alegria e fé que nos inspiram a ser melhores.
    Outros Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria querida, o Natal já passou, mas continua dentro da gente. Então, mais beijos e um lindo final de ano, cheio de esperanças para os recomeços diários de todos nós. beijos,

    ResponderExcluir
  10. Legal Drika!
    Ter você por aqui é mesmo motivo de muita felicidade, concordo contigo o Natal vive com a gente, no sentido da renovação e do Amor Genuíno, valores que nos dão forças para caminhar e atravessar todos os dias de cada ano. Que as bençãos do Menino Jesus te protejam e te confortem quando necessário.
    Abraços Afetuosos!

    ResponderExcluir
  11. Opa Maria Rocio,

    Que texto bacana de natal. Apesar do mesmo já ter passado, que 2011 seja um ano tão bom ou melhor que 2010. E que os eventuais contra-tempos de 2010 nos tenham sido oportunidades de crescimento.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Sérgio,

    É muito bom recebê-lo por aqui, você me enriquece bastante com tuas postagens e contribuições na equipe do Blogs e em outros nichos de discussões importantes.

    Sempre acredito que tudo serve para nosso enriquecimento basta sabermos transformar os pesos em leveza, nem sempre é fácil, com sabedoria e amigos como você teremos mais chances de aprendermos juntos.

    2011 nos dará 365 dias de aprendizagens.

    Outros Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, querida!
    Adorei a tua visita!
    Vim conhecer o teu espaço também. Te sigo!
    Feliz 2011!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Vim fazer um,
    .......|___|... ........|___|...
    ........|000|... ........|000|...
    ........|000|... ........|000|...
    ........|000|... ........|000|...
    ........|000|... ........|000|...
    .........\00/.... .........\00/.... Um
    ..........\0/..... ..........\0/..... xbrinde
    ...........||...... ...........||......a nossa..
    ........._||_.... ........._||_....amizade e que ... tenhamos um
    Feliz Ano 2011!!!!!
    Obrigada pela sua amizade!

    ResponderExcluir
  15. Sônia e Márcia,
    A amizade de vocês me encanta, os blogs de vocês é um refrigério ao cotidiano e à alma...
    2011 está aí batendo na nossa porta, abrindo nossas janelas, acelerando nossos corações, chamando-nos na aurora desse amanhecer renovado.
    Tudo de bom para vocês!

    ResponderExcluir