terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Lenda do Açaí: releitura e sustentabilidade

Fonte: Shanley, Patrícia; Serra, Murilo e Medina, Gabriel.
Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica. 2 ed. Cifor, 2010. (p.171)
Muitos estudantes das Ilhas de Belém, e em especial os de Cotijuba, conhecem a Lenda do Açaí, mas, como as crianças pequenas, sempre gostam de ouvir de novo alguém contar. Pois, como diz a sabedoria popular, quem conta um conto um novo ponto sempre aparece...
Aluna de 14 anos da Unidade Pedagógica lá de Cotijuba
Com os professores e a leitura do livro referência, os alunos ribeirinhos e suas famílias ficaram conhecendo mais a respeito do significado do "manejo sustentável".


Açaizeiro (aluna de 14 anos)
E a nós o que interessa saber acerca do açaí ou sobre a sustentabilidade dos povos ribeirinhos? Depende é claro da nossa consciência ambiental e da nossa participação como consumidores.


Boa parte dos alunos das turmas do 7o. ao 9o. ano ainda não sabia que o Açaí é uma palmeira. Você gosta de palmito? Eu adoro. É importante então saber avaliar os palmitos em conserva e à venda nas prateleiras de pequenos ou grandes mercados.




Você sabia que os frutos do açaizeiro duram somente de 36 a 48 horas sem refrigeração? Em áreas afastadas, onde não se pode vender os frutos, o manejo do palmito pelas comunidades locais é importante. Para não prejudicar os açaizeiros, recomenda-se a colheita de 3 palmitos por touceira de palmeiras grandes.


Uma técnica simples para monitorar a pressão da exploração na palmeira de açaí: basta contar o número de palmitos em uma lata do produto. Quando há mais de 17 pedaços de palmito em uma lata de um quilo, indica que a extração não foi manejada.


Informações como essas possibilitaram a construção de textos matemáticos em sala de aula e serviram de base para que os estudantes repensassem a realidade de suas famílias e seus projetos de vida. As aulas se tornam assim de fato bastante significativas com a mediação do conhecimento e a pedagogia dos educadores.
O desenho deste aluno de 14 anos representa aí o coletor de açaí, escalando a estipe do açaizeiro. Geralmente usa uma peconha [anel torcido em oito com fibras da mata] amarrada a seus pés. Muitas crianças, por serem mais leves e ágeis, já participam da agricultura familiar. Algumas delas infelizmente com menos de 10 anos, apesar da idade mínima - estabelecida em Lei para ingresso no mercado de trabalho - ser de 16 anos.

2 comentários:

  1. Ola, muito muito interessante o texto. Amo açai que deliiiicia. Mas não compreendi uma coisa, a palmeira da açai e palmito juntos?

    ResponderExcluir
  2. Olá, editor(a) de "Por onde andei"!

    Pois é, boa pergunta, o palmito de açaí também gera renda para os ribeirinhos. Mas, infelizmente, a maior parte do palmito de açaí ainda é extraída de maneira predatória. Algumas comunidades sabem manejar a espécie para produzir fruto e palmito.

    Agradecida pela visita e participação!

    ResponderExcluir