terça-feira, 24 de fevereiro de 2009


Um pouco sobre mim

Pedagoga (Orientadora Educacional) e Psicopedagoga.

Mãe de Lorena, 27 anos (administradora de empresas, atua como vendedora de seguros da Apavel), e Lígia, 25 anos (Fisioterapeuta).


A matemática é a minha outra grande paixão. Meu TCC foi sobre "Educação Matemática: singular e plural". Minha monografia ajudou-me a repensar "A curiosidade e a criatividade infantil: o papel do outro no processo de formação de conceitos".

NO PARANÁ

Cursei de 1987-1988, o Pré-Escolar (990 h) e Deficientes Mentais (990 h), adquiri uma excelente bagagem de conhecimentos.

Sempre apaixonada por crianças, o que me habilitou a ser professora de educação infantil e 1a. e 3a. série. As intensas aprendizagens com alunos em Paranaguá - Escola Estadual Randolfo Arzua e Colégio Estadual José Bonifácio.

Os encontros pedagógicos do Núcleo Estadual de Educação de Paranaguá (1987-1991) me designaram a representar o litoral paranaense (Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Matinhos e Guaratuba) em Curitiba. Do "repensar e reformular o currículo da escola básica - da Ed. Infantil e 3a. e 4a. série" e pelo desempenho nas turmas fui chamada para pensar com um grupo de educadores a proposta da rede pública do estado do Paraná.

Ofertaram-me uma turma no Colégio (1991) advinda das dificuldades dos demais professores, que resolveram juntos criar a 11a. turma de 1a. série. Os alunos encontravam dificuldades importantes de aprendizagem. O mais lindo desafio enfrentado. Recebi-os com muita alegria e na primeira semana a visita de mães e pais para saber por que seus filhos escreviam e queriam ir à escola. Milagres pedagógicos não existem. Sabemos disso!
Em Belém

Desde 1991, para desenvolver meus conhecimentos acerca das aprendências conquistadas em terras paranaenses.

Professora do Jardim I (1992), fui eleita Coordenadora, espontaneamente, pelas professoras da Escola da Fundação Ibifam (CEFI), as crianças tinham tempo integral, muito boa experiência.

Uma das coordenadoras do ISEBE (Instituto dos Educadores de Belém) – 1993-1996. Outra boa experiência.

Projeto do Planetário do Pará aprovado pela UEPA, SECTAM e a ZEISS (Alemanha) em junho-1997. Direito de ser coordenadora. Planetário pautou-se na etnoastronomia.

Prêmio Jabuti, 1o. lugar na Categoria dos Didáticos – 2000, com "O céu dos índios Tembé" , cujo o objetivo pautava-se na valorização do "olhar do homem e da mulher amazônidas para o céu". Tudo findou, outras tribos indígenas e os pescadores de Vigia não foram ouvidas.

Diretora da Editora da UEPA - 2000-2004. Bienais no Rio e São Paulo. Edgar Morin e Ilya Prigogine através do GRECOM-UFRN, por Maria da Conceição de Almeida e Edgar Carvalho (PUC/SP e UNESP/Araraquara).

Coordenei a 1a. edição do Jornal das Instituições de Ensino Superior do Pará - UFPA, UEPA, UNAMA, CESUPA e CEFET-PA.

Diretora de Educação da SEMED de Ananindeua (2005-2006).

Professora estatutária de Belém – retornei como Coordenadora de Educação da Escola Bosque – desde 2006.

Faculdade Ideal - desde 2002:
- Coordenadora de Apoio e Estudos Psicopedagógicos - 2003-2004.
- Professora de Fundamentos da Oralidade, Leitura e Escrita (2007-2008); Fundamentos da Psicopedagogia (2003-2009) e Literatura Escolar para as Séries Iniciais (2009); Orientação Vocacional e Profissional (2003-2007).
- Pós-graduação: professora de Fundamentos da Psicopedagogia (Psicopedagogia); professora de Cosmovisão do Ser Humano (Pedagogia Empresarial).

Orientei TCCs na área de Pedagogia, Administração de Empresas e participei de bancas na Graduação e Pós-Graduação. Na UEPA, participei de banca para professores de Matemática.

Continuo aprendendo com a educação. Sinto saudades do que vivenciei no Paraná, em Curitiba-Paranaguá e todo litoral paranaense. Quem não sente de sua terra natal? Do lugar onde encontrou o amor da sua vida e dessa união o fruto desse re-encontro... COM A VIDA!

4 comentários:

  1. Puxa! Quanta bagagem, teremos muito a aprender e compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Rocio, sei de sua competência profissional, lhe admiro muito. Vendo seus trabalhos,a sua produção textual o quanto aprendo com você e me alimento a partir de seus vastos conhecimentos.Elias Gomes (EB).

    ResponderExcluir
  3. Está foi à primeira vez da qual fiz uma leitura nos seus artigos,e fiquei maravilhada com a quantidade de informações importantes.

    ResponderExcluir
  4. Aloysia e Elias,
    Muito bom compartilhar com vocês um pouco do que aprendi nas interações vividas com alunos e professores, cada dia que a gente lê e vive o cotidiano de uma escola vai redescobrindo o desejo de aprender e de saber fazer com outros aprendentes.

    Elias,
    Em particular, é muito bom ter você com parceiro nesse processo de sermos "orientadores educacionais" e na mesma escola, pois acompanho com maior prazer a sua produção e alegria de ali estar com os alunos em sala de aula. Lá é o nosso lugar e não no "gabinete" esperando casos.
    Você é muito especial durante as intervenções, os alunos que o digam.

    Querida Line,
    Que bom recebê-la por aqui. Fique à vontade. Vou aparecer lá no seu cantinho para aprender a interagir com seus saberes.
    Um afetuoso abraço!

    ResponderExcluir