segunda-feira, 31 de maio de 2010

Blogs e o movimento “comente mais”: é uma questão de gênero?


Observei a campanha que o Blog “Quero morar em uma livraria”, da Lia, está dando sequência e resolvi aderir em parte a este movimento. Teci comentário a respeito logo abaixo do seu post e que aqui recoloco para vocês me ajudarem a pensar:

“Oi Lia,
Acompanho sempre suas sugestões nas sinopses de meu blog e admiro-me da sua capacidade de ler, dinamizar e espalhar o encantamento pela leitura a fim de reencantarmos mais a vida. São sementes da alegria. Fiquei apenas encucada porque atribuir à leitura de blogs, ou melhor, aos comentários e não-comentários somente às "mulheres". Por que questiono? As escolas demonstram em suas estatísticas que as dificuldades de aprendizagem são uma questão de gênero. Há mais meninos que não aprendem nas escolas do que meninas. Há mais mulheres nas escolas do que homens, sejam na função docente ou nas chamadas reuniões de "pais". Será que tem a ver? Vamos pensar melhor... E daí por que o selo é para o lado ou tem o toque "feminino" inclusive na imagem? Curiosidades que não querem calar...”

- Logo a resposta dela ao meu comentário, assim se segue:

“Oi, Rocio
Agradeço de coração aos elogios... muito interessante essa observação; eu não havia reparado na palavra "leitoras". Na verdade, no meu blog, os comentários são 90% femininos mas realmente nunca pensei no motivo. Achei ótima sua colocação. Bjs.

- O que vocês acham? No Blog de vocês quem mais adentra e mais comenta, são realmente as mulheres? Qual é a proporção? Por que será?

8 comentários:

  1. Acho que comentar em blogs "é ser gentil", é valorizar, dar atenção, enfim... essas atitudes costumam ser atribuídas às pessoas do sexo feminino, por uma questão cultural. Então, o selo do movimento reflete uma questão de gênero mesmo que Lia 'realmente nunca tenha pensado no motivo referente aos 90% de comentários' no Blog "Quero morar em uma livraria".

    Acho que não é a primeira vez que comento neste belíssimo espaço. Parabéns pelo blog e por iniciar uma discussão tão interessante!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rocio! Também percebo que nós mulheres praticamos mais o exercício de comentar em blogs.
    E pelas visitas que a gente faz e recebe o número de comentários poderia ser bem maior... É tão bom quando a gente percebe que as pessoas além de nos visitar deixam seu carinho comentando sobre nosso trabalho.


    Vamos comentar mais, encher as caixas...

    Bjus...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lenira, Léa e Roccio. Em meu blog os comentários são 99% femininos. Credito isso a combinação de duas habilidades femininas: nossa capacidade de retórica e nossa habilidade de nos envolver em multiplas ações ao mesmo tempo. Conseguimos acompanhar os blogs e nos informar, ainda mais depois do advento do google reader!! Abração a todas.

    ResponderExcluir
  4. Lenira, Léa e Jamille,
    Fiquei realmente curiosa em saber quem mais comenta neste blog pessoal. E conferi que 80% deles foi produzido por pessoas do sexo feminino. E cada vez mais me preocupa os estudos nas escolas e a falta de identificação de uma boa parte dos meninos com a escola, com a professora, com a leitura e a escrita. Uma boa referência é a discussão de Alícia Fernandez em "A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem", da Artmed, vale a pena ler.
    Um grande abraço!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rocio!

    No meu blog, dos 21 seguidores q tenho hj, apenas 3 são homens, e os comentários também são proporcionais a este número.

    Acho que as mulheres, além de outras coisas, tem mais facilidade em se expor. Mas eu tbm me preocupo com essa "feminilização" escolar, uma questão de gênero que vai muito além das salas de aula.

    Gostei da dica do livro!

    Ah! E correu td bem na cirurgia??? Espero q sim...

    Carinho,

    Isa.

    ResponderExcluir
  6. Oi Isabele,
    A questão da escola precisa ser bastante refletida a fim de que possamos re-olhar melhor a situação e a condição feminina das aprendizagens... É uma questão social e política? Ela é bem complexa mesmo. Mas, os números aí estão a nos inquietar.
    A cirurgia será nesta quarta-feira, dia 02/06.
    Agradeço o carinho e retribuo-o!

    ResponderExcluir
  7. Ix, pensei q hj era dia 2! rsrsrs Bom q minhas orações por ti se acumulam com as de amanhã...hehehe!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Olá, no meu espaço tenho mais seguidoras do que seguidores. E fico sabendo que tanto mulheres como homens muitas vezes entram no blog, comentam pessoalmente, mas não deixam registrados os seus comentários. Alguns sentem dificuldade em fazê-lo, dificuldade de se expressarem ou mesmo de postarem. Recebo periodicamente o comentário do Professor Aluísio, que na verdade é um poeta a serviço da educação. Sinto-me muito feliz com seus comentários. Enfim...a conclusão a que chego é que o que vale não é a quantidade, mas sim a qualidade. E tenho recebido muito apoio dos meus seguidores, homens e mulheres. Abraço, Joyce.

    ResponderExcluir